Mutirão de limpeza contra dengue avança em Paraíso

12/04/2021

No último sábado, 10 de abril, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde, realizou no Verona e bairros próximos, o 5º mutirão de limpeza do Combate à Dengue. As ações — que já estão dando resultado, buscam a redução do índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti (causador da dengue, zika vírus e chikungunya), que atualmente está em 8%.

Nesta etapa, o mutirão contou com apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável de Paraíso e região (Cidassp), da Associação de Catadores de Recicláveis (Acassp) e da E-Descarte. Além do bairro Verona, a ação também contemplou o conjunto Rubens Rocha, jardins Daniela, América e Acapulco, Vila Ipê, Cristo Rei e os loteamentos dona Augusta e Dr. Brandão. Foi recolhido grande quantidade de materiais, entre recicláveis, lixo eletrônicos, pilhas, baterias, óleo usado, pneus, sofás e colchões.

Conforme ressalta o coordenado do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, a Vigilância em Saúde conseguiu atingir o seu principal objetivo: eliminar dos quintais todo tipo de material que possa servir de depósito de água.  “O saldo foi bastante positivo. Novamente, contamos com apoio do Cidassp e da Acassp no recolhimento desses materiais que, agora, terão a destinação correta, contribuindo com o nosso meio ambiente”, destacou.

Houve uma participação bastante efetiva da população, que resultou no recolhimento de cerca de seis caminhões cheios de materiais descartados, além de um com materiais recicláveis e uma caminhonete com lixo eletrônico. Dessa forma, foi destinado ao aterro sanitário o menor volume possível de lixo, contribuindo, ainda, com a sua vida útil. “Estamos buscando dar o destino correto ao lixo, colaborando ainda mais com o meio ambiente. Agradecemos à população e a todos que, de uma maneira ou de outra, nos ajudaram nesse mutirão. Pedimos que a população continue colaborando com as nossas ações eliminando corretamente todo tipo de material que acumule água”, orienta Luciano.

Por fim, o coordenador reforça à população a necessidade de sempre verificar nos quintais o acúmulo de água parada, olhando os ralinhos que estão no fundo da residência, banheiros que não são utilizados, calhas e até mesmo a caixa d’água. “Nossos agentes de endemia continuam na rua realizando o trabalho preventivo, mas contamos muito com a comunidade nessa luta contra o mosquito Aedes Aegypti”.

fotos: Bryan Felipe

sugestão de legenda: Ação contou com apoio de Consórcio Intermunicipal e Associação de Catadores.