Transporte coletivo passará por alterações

24/03/2021

A Administração Pública de São Sebastião do Paraíso fará mudanças nas linhas do transporte coletivo urbano a partir do mês de abril. As alterações foram propostas após análises realizadas nos percursos que estão em operação atualmente. Serão modificadas as linhas 2 (Bela Vista-Morumbi / São Judas), a 3 (Jardim Itamaraty-Parque Belvedere / Veneza) e a 5 (Verona / Santa Tereza). A linha 1 (San Genaro / São Judas) não terá mudanças.

Em reunião na quarta-feira, 24, na Secretaria de Segunda Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, a engenheira de trânsito Walquíria Caetano de Pádua Vieira, explicou que as mudanças são para melhorar o atendimento à população, evitando a ocorrência de atrasos nos horários que serão readequados. “Monitoramos os trajetos e a quantidade de passageiros para fazer estas modificações, levando-se em conta também o período de pandemia”, disse. Nós próximos dias, um ônibus reserva da empresa fará os percursos que serão alterados. O GM Geovane Carmozini vai acompanhar e verificar o tempo gasto, horários e sua funcionalidade. “Algumas linhas terão o trajeto reduzido e todas as mudanças serão comunicadas posteriormente para as pessoas nas redes sociais da Prefeitura”, afirmou.

O transporte coletivo na cidade voltou a funcionar no dia 1º de março, após ter as atividades paralisadas no início de janeiro devido ao encerramento de contrato com a empresa anterior. A Prefeitura realizou um processo licitatório em caráter emergencial por um período de seis meses. A vencedora para prestar o serviço foi a empresa Talma Transporte, de Belo Horizonte/MG, representada na reunião pelo gerente Tiago Fernandes, acompanhado do motorista João Paulo Veçoso.

Devido à pandemia, a média diária de passageiros pagantes está em torno de 700 pessoas — o ideal seria 1.200, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. A tarifa é R$ 3,45 e usuários do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (Comas) e idosos tem acesso gratuito ao transporte. A Câmara Municipal aprovou no mês passado um projeto de lei garantindo subsídio de R$ 210 mil para que a empresa operasse no município. O repasse feito pela Prefeitura será de forma mensal no valor de R$ 35 mil.