Secretaria faz balanço das inscrições de cursos técnicos

11/03/2021

A Administração Pública de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho (Secteps), apresentou nesta quinta-feira (11/3) balanço das inscrições para os cursos técnicos federais ofertados na Escola Técnica Aberta (e-Tec). Ao todo são 350 vagas para sete cursos técnicos para este primeiro semestre de 2021.

De acordo com o secretário da Pasta, Cícero Barbosa, 470 candidatos se inscreveram para as vagas ofertadas. A maior procura foi para o curso Técnico em Cafeicultura, com 119 candidatos inscritos para disputar uma das 50 vagas. Cícero classificou essa procura pelo curso como muito positiva e alegou que já imaginava que o interesse da população pelo curso seria grande, pois desde 2017 não eram ofertadas vagas para essa formação.

Segundo Cícero, o curso Técnico em Cafeicultura é muito importante para atender às constantes demandas por formação profissional apresentadas por produtores rurais, estoquistas de café, comercializadores do produto e outros profissionais com interesse pela área. Além desse, estão sendo ofertados os cursos técnicos de Informática, incluindo Manutenção e Suporte, Vendas, Logística, Qualidade e Meio Ambiente.

O próximo passo do processo seletivo dos alunos é a realização da pré-matrícula nos cursos que consiste na entrega da documentação solicitada no edital da referida seleção. Os estudantes classificados em primeira chamada já foram convocados para matrícula e os interessados podem conferir os resultados da seleção no site do Instituto Federal Sul de Minas: www.portal.ifsuldeminas.edu.br.

Caso ocorra a desistência de candidatos classificados em primeira chamada, serão realizadas novas convocações de inscritos para o preenchimento de todas as vagas do curso. Conforme Cícero, cidadãos de diversas cidades da região se inscreveram para o processo seletivo, o que comprova a necessidade da oferta de oportunidades de formação técnica em São Sebastião do Paraíso.

Finalizando, o secretário destacou que as ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia visam colocar em prática o planejamento do prefeito Marcelo Morais quanto a valorização dos jovens paraisenses, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida e oportunidade para o mercado de trabalho para toda a população.