Prefeitura viabilizará ampliação da Shefa em Paraíso

05/03/2021

A Administração Pública de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretara de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, está em tratativas para viabilizar uma área para que a indústria de laticínios Shefa possa ampliar seus negócios no município. A intenção da empresa é, inicialmente, a construção de um posto de resfriamento próprio da Shefa e, futuramente, a vinda da fábrica para o município.

A Shefa, conforme explica o gerente de política leiteira da empresa, Mario Nazareno Alexandroni, é uma indústria de Amparo (SP) — 60 km de Campinas e 120 km de São Paulo, e está há mais de 40 anos no mercado. Hoje, o grupo possui quatro plantas com uma capacidade total de produção de 2,5 milhões de litros de leite por dia e tem aproximadamente 1.000 colaboradores diretos.

“Entre essas empresas, já produzimos para a Nestlé e, atualmente, estamos produzindo para a Danone. Hoje, somos certificados para exportar e empregamos 550 funcionários na planta principal e também trabalhamos com 592 produtores. Temos o resfriamento em São Sebastião do Paraíso, mas queremos ampliar. Hoje, arrendamos o local (espaço da extinta Cooperativa Agropecuária Paraisense – Coolapa), mas o objetivo é construir algo da empresa no município e vislumbrar uma futura fabricação aqui também”, destaca.

Conforme Mario, o município é um ponto estratégico para a Shefa, já que Paraíso está situada em uma grande bacia leiteira e a 230 km da planta principal da empresa. “Nós estamos no centro consumidor entre Campinas e São Paulo. Vemos com bons olhos essa região. Gostei do atendimento da Administração, são pessoas muito capacitadas e estão empenhados, acredito que dará um bom negócio para os dois lados”.

Conforme destaca o vereador Vinício Scarano — que intermediou o contato entre a empresa e a Prefeitura, a representante da Shefa os procurou no final do ano passado, na gestão anterior. “Não tivemos muito sucesso, mas com a eleição do Marcelo Morais conseguimos uma abertura muito maior com Administração Municipal, que nos atendeu prontamente, além de nos dar total viabilidade para que a Shefa possa expandir seus negócios em Paraíso. Teremos a oportunidade de ter uma empresa grande e que investirá aqui, trazendo emprego e renda”, ressaltou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego de Carvalho Silva, essas negociações representam, além do aumento dos postos de trabalho, mais investimento para Paraíso. “A empresa é uma grande geradora de ICMS, e estamos trabalhando passo a passo, com muitos critérios e responsabilidade para que possamos dar um futuro melhor para nosso cidadão paraisense. A empresa, tendo essa ampliação no município, com um local maior e melhor para suas necessidades tem tudo para agregar valor ao município”, completa.