Prefeitura oferece programa “Mais Genética” ao produtor

12/02/2021

A Administração Pública Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, tem à disposição para o produtor rural o programa “Mais Genética” que tem por objetivo a melhoria da qualidade genética dos animais bovinos e, consequentemente, a valorização deles frente ao mercado. O programa está em vigência no município desde junho de 2019.

Conforme explica o veterinário Diego Souza Moura, para fazer parte do programa o produtor rural tem duas opções, mas para ambas é preciso fazer um cadastro junto a Secretaria de Agricultura. A primeira opção, é solicitar a visita do veterinário que realizará a inseminação. Isto não tem custo para o produtor, tanto em relação à viagem quanto ao próprio trabalho que é realizado pela Secretaria.

A outra opção é para aqueles produtores que já realizam esse trabalho de inseminação e queiram ter acesso às doses do sêmen das raças selecionadas. Para tanto, também basta entrar em contato com a Secretaria. Entre as raças disponibilizadas, estão às leiteiras: Holandês, Gir e Girolando, raça para corte: Nelore, e raça para dupla aptidão: Guzerá. A expectativa é que, até o próximo mês, também sejam despenalizadas doses do sêmen de touro da raça Jersey.

Conforme destaca o chefe de departamento da Secretaria, Marco Aurélio Alves de Paula, a intenção do programa é melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do município. “Com isso, os produtores de leite conseguirão aumentar sua produção, com o mesmo número de animais, agregando, ainda, valor a esse gado”, completa.