Prefeitura implantará radar de velocidade no município

28/01/2021

A Administração Pública Municipal, por meio da secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, está em vias de concluir a implantação de um radar de velocidade na avenida Zezé Amaral. A decisão foi motivada tendo em vista o alto número de acidentes naquela via — grande parte causados pelo desrespeito ao limite de velocidade.

Conforme explica a responsável pela Gerência de Trânsito, Walquíria Caetano de Paula Vieira, o radar que será implantado é para realizar um teste e será cedido em regime de comodato. Isto significa que não terá nenhum custo para o município neste primeiro momento. Serão seis meses de teste, após, o município abrirá processo licitatório para adquirir o equipamento, e também para implantá-lo em outros pontos da cidade.

O primeiro ponto será a avenida Zezé Amaral, próximo ao Centro Educacional e Esportivo de Paraíso (Cesp) ao prédio do Serviço Nacional da Indústria (Senai), onde acidentes ocorrem com mais frequência. “Naquela avenida os condutores abusam muito da velocidade. Já estamos fazendo o levantamento dos acidentes registrados no município, cuja a causa é alta velocidade, para realizar o estudo que apontarão os demais pontos em que colocaremos o radar na cidade”, explica.

Segundo o secretário João Paulo Bueno, a expectativa é que o radar comece a entrar em operação dentro de 15 dias. Entretanto, será realizada uma ampla campanha de conscientização e educação de trânsito para que a população tome ciência. “O objetivo não é arrecadar recursos com multa, mas coibir os acidentes, estamos pensando na segurança de toda a população e o próprio radar funciona como uma ferramenta educativa”, completa.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública, em 2020 foram registrados no município pelo Corpo de Bombeiros 189 acidentes de trânsito, entre motocicletas (100), carro e caminhonete (31), atropelamento (16), bicicleta (36) e caminhão (6).