Complexo e lagoas do San Genaro passarão por revitalização

22/01/2021

A Administração Pública Municipal, por meio da Secretaria de Obras, trabalha para realizar a revitalização das lagoas e do complexo de lazer do bairro San Genaro. O espaço será alvo de um projeto de urbanização e paisagismo realizado pelo Obras, a fim de oferecer para a população um local amplo de lazer e cultura. O projeto está sendo desenvolvido pelo secretário da Pasta, Luerci de Paula Soares que, neste primeiro momento, comenta que a região passará por uma manutenção e pede apoio aos moradores para manter o local limpo e agradável.

“Pedimos à população para não fazer mais descartes irregulares nestes locais. Nós pretendemos criar um sistema para realizar a coleta desses materiais semanalmente. A ideia é criar pontos fixos em terrenos baldios, que não são utilizados pelos proprietários, criando algum tipo de benefício para ele, para que tenhamos um local próprio para o descarte de entulhos e lixos, onde a Prefeitura realizará a coleta periódica”, explica o secretário.

Na tarde de quinta-feira (21/1), o secretário de Obras, o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, e o gerente de obras, Norivaldo Aparecido Neto, estiveram no local para verificar a topografia da área e o que poderá ser feito para transformar toda aquela região em um espaço para lazer e cultura dos paraisenses.

A ideia, de acordo com Luerci, é criar um grande lago naquela região nos moldes da Lagoinha, para acabar com o problema de enchente naquele local, construindo também uma ciclovia que se ligará a outras ciclovias que a Secretaria planeja implementar na cidade. “O projeto depende de verbas maiores, uma vez que demandará de algumas questões bastantes técnicas. Também trabalharemos com arborização e construiremos algumas passarelas onde a população poderá caminhar. Outra ideia que pretendemos executar é construir um bosque com trilhas para que as pessoas possam fazer caminhada”, acrescenta.

O secretário ressalta que, um dos objetivos também, é ampliar a área de lazer do complexo e oferecer outras atividades de recreação. “Será um projeto urbanístico e paisagístico, oferecendo total segurança à população e reduzindo os riscos de acidente no entorno dessas lagoas. Será um grande espaço de lazer e que também oferecerá algumas atividades educativas como cursos, palestras e shows ao ar livre. É um grande projeto que estamos elaborando e pretendemos implantar até o final deste mandato”, finaliza.