Reunião do Cidassp define nova diretoria

21/01/2021

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (Cidassp) reuniu-se na manhã de quinta-feira (21/1) para eleger os membros da nova gestão. Para presidente, foi escolhido entre os presentes o prefeito Marcelo Morais, de São Sebastião do Paraíso, e para vice, o prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé), de Monte Santo de Minas. A Secretaria Executiva ficará a cargo de Renan Jorge Preto, que é o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Paraíso.

Também foram escolhidos para as diretorias Executiva e Financeira, Daniel Ferreira da Silva (prefeito de São Tomás de Aquino) e Maria Conceição dos Reis Pereira (professora Di – prefeita de Jacuí). Além da eleição para a nova presidência e diretoria, foram repassados aos prefeitos presentes alguns levantamentos feitos pelo Consórcio para a contratualização de serviços para destinação adequada dos resíduos sólidos, além de aquisição de alguns equipamentos e transporte que devem contribuir para o andamento dos trabalhos do órgão.

Durante a reunião a superintendente do Cidassp, Thaís Ferreira Júlio, ressaltou a necessidade dos municípios em fazer a destinação adequada dos seus rejeitos e, ainda, a importância de reduzir o volume de lixo produzido mediante aprimoramento da coleta seletiva, o que, por sua vez, representaria na redução de custos para cada município. Thaís destacou que isto, além de garantir o atendimento das políticas públicas voltadas para o meio ambiente, também pode gerar aos municípios o recebimento de ICMS Ecológico. Para isto, as cidades precisam atender o que prevê o Governo do Estado em relação às normas ambientais.

A reunião contou também a participação do deputado estadual Noraldino Júnior — atualmente presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Noraldino se colocou à disposição para atender os municípios naquilo que eles precisam referente às questões ambientais. Por fim, o prefeito Marcelo Morais comentou sobre a intenção do município em viabilizar uma usina para a reciclagem e produção de matéria prima para as construções, além das medidas que estão sendo tomadas pela Municipalidade para a recuperação do Aterro Sanitário de São Sebastião do Paraíso.

“Acredito que, com ações que estão próximas a acontecer, vemos que o Consórcio está realmente funcionando, o que não pode é ficarmos pagando algo que não está sendo colocado em prática. Vamos contribuir para que, juntos, consigamos desenvolver aquilo que é necessário, principalmente na questão ambiental”, completou. O Cidassp é composto pelos municípios de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Monte Santo de Minas, Itamogi, São Tomás de Aquino, Cássia, Pratápolis, Capetinga e Fortaleza de Minas.