Prefeitura inicia mutirão e campanha Cidade Mais Limpa

11/01/2021

A Administração Pública de São Sebastião do Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, desde a última sexta-feira (8/1), executa na cidade a campanha “Cidade Mais Limpa”. A ação consiste em um mutirão para a limpeza e manutenção de espaços públicos e será realizada todas as sextas-feiras atendendo os principais pontos da cidade. O início da campanha foi na Lagoinha. Os próximos pontos serão as praças Matriz, da Fonte e da Estação. Além disto, paralelo a este trabalho, a Secretaria de Obras realizará a manutenção das diversas praças dos bairros da cidade.

A operação de limpeza foi iniciada pela Praça Santa Paula Frassinetti (Parque da Lagoinha) onde, segundo aponta o secretário de Obras, Luerci de Paula Soares, existe um berço de procriação de garças e, também, é um local bastante frequentado pela população e que precisava de uma atenção especial. O local, além de ter sido lavado por uma equipe de servidores do Obras, também foi isolado o corredor de árvores para onde as garças migram nesta época do ano para se reproduzirem. “Queremos preservar o local, uma vez que nosso governo quer cuidar, não somente das pessoas, mas também dos animais da nossa cidade”, ressalta.

Conforme explica o responsável pela pasta, a campanha vai durar o ano inteiro e terá o envolvimento de outras Secretarias. “Queremos desenvolver diversos programas dentro desta campanha, um deles é um sistema de recolhimento de entulho e móveis que, geralmente, são descartados de maneira irregular. Também queremos desenvolver algumas ações em conjunto com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Ação Social, e Agropecuária”, destaca.

Outro foco que o programa deve ter, é o cultural. “Hoje o nosso maior problema é o social, as pessoas estão trancadas dentro de casa, então por que não colocar uma música tranquila na Praça enquanto a limpeza é feita? Vamos colocar faixas alertando para a limpeza e higienização, envolver a Secretaria de Saúde para realizar a medição de pressão daqueles que estão passando por ali. Enfim, tudo o que estamos desenvolvendo é bem abrangente”, acrescenta.

De acordo com o prefeito Marcelo Morais, “temos percebido a cidade muito suja, e esta foi uma cobrança bastante efetiva minha enquanto vereador e, agora, como prefeito, solicitei que as secretarias de Meio Ambiente e Obras fizessem o monitoramento da cidade para que tenham condições de traçar ações pontuais frente a esta sujeira que está na cidade. Pedimos a população para não ficar jogando lixo e entulho nos terrenos. Queremos fazer da cidade uma cidade mais limpa, para isto precisamos do apoio da população”, completa.