Discutida interação entre secretarias para assistência ao cidadão

07/01/2021

A Administração Pública Municipal de São Sebastião do Paraíso reuniu-se na tarde desta quinta-feira (7/1) com servidores das secretarias de Desenvolvimento e Ação Social; Educação e Cultura; Esporte, Lazer e Turismo e Saúde para discutir o fluxo dos serviços da assistência social na cidade com o objetivo de melhorar a articulação entre as pastas administrativas com a rede. O secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo de Carvalho, destacou que, se não houver diálogo entre todos os envolvidos, a rede não conseguirá funcionar como se espera e o cidadão não será atendido naquilo que ele precisa.

O prefeito Marcelo Morais abriu a reunião dando boas-vindas aos servidores em nome da nova administração e destacou a necessidade que há de interação entre as pastas administrativas. De acordo com ele, é necessário que haja esta interação para que uma pasta não sobrecarregue a outra travando, assim, o fluxo de serviços que devem ser oferecidos ao cidadão, e para que este não fique rodando no sistema. Conforme destacou, já existe solução para diversos problemas identificados pela atual gestão.

O vice-prefeito, Daniel Tales, também destacou a necessidade do diálogo que deve existir dentro da administração. “É trabalhando juntos que conseguiremos melhorar a situação da nossa comunidade”, ressaltou. O secretário Ronaldo explicou como funciona o fluxo de trabalho dentro da Secretaria e ressaltou que é preciso estreitar laços com todas as demais, em especial as de Saúde, Esporte e Lazer e Educação e Cultura.

Um dos pontos bastante debatidos pelo secretário foi a necessidade de trabalhos de prevenção que passa pelas pastas da Saúde e Ação Social, tanto no sentido de oferecer saúde de qualidade à população como também combater injustiças sociais. “Precisamos desmitificar o trabalho do assistente social. Este profissional não ajuda, filantropia qualquer um faz. O que nós fazemos é garantir os direitos para nossos usuários”, afirmou.

Ronaldo comentou, ainda, sobre os muitos projetos esportivos que existem no município e que precisam chegar até o cidadão. O secretário municipal de Esporte, Daniel Naves, comentou que este é um dos maiores desafios da atual administração: levar os serviços do Esporte até a periferia. Segundo ele, a intenção é realizar esse trabalho de forma progressiva, tendo em vista a dificuldade estrutural e funcional enfrentada pela pasta.

Por fim, a secretária municipal de Saúde, Adelma Lúcia da Silva, reforçou a união que precisa existir para fazer Paraíso andar. “Não existe mais um partido. O único partido que existe é Paraíso, e precisamos trabalhar em função dele, olhando o todo, e não o individual”, destacou. Adelma comentou da necessidade de cada servidor fazer um diagnóstico sobre os problemas enfrentados em seus respectivos setores e pontuar, principalmente, aquilo que é prioridade. “Chegou a hora de resolver as demandas, e vamos ser cobrados por isso. Portanto, a comunicação precisa chegar a todos e da mesma forma”, concluiu.