Estrada da Guardinha recebe imprimação

10/07/2020

A estrada que liga São Sebastião do Paraíso ao distrito de Guardinha, via Rodovia BR 265 (Morro Alto) começou a receber nesta sexta-feira, 10 de julho, a imprimação para, em seguida, ter o pavimento asfáltico. As obras são realizadas em três etapas pela Cetenge Engenharia, com recursos próprios da Prefeitura, do Governo do Estado e de emenda parlamentar. O prazo de entrega desta fase que compreende 7 km é para dezembro de 2020.

O trecho 1 (em execução) é realizado com recursos obtidos pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes – vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no valor de R$ 400 mil. O processo licitatório finalizou em R$ 432.100,44 para execução da capa asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), finalizado com espessura de 3,5 cm e 7,20 de largura do pavimento, em uma extensão de 1,4 km.

O trecho 2 será feito com recursos próprios do município, sendo que o processo licitatório finalizou no valor de R$ 1.211.629,61, para execução da capa asfáltica utilizando o mesmo material de espessura da fase 1, em uma extensão de 3,9 km. Já o último trecho é no valor de R$ 500 mil e está em trâmite junto à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra). Após finalizado, contemplará mais 1,7 km da estrada, que possui 12 em sua extensão.

O prefeito Walker Américo, acompanhado do secretário municipal de Obras, José Antônio Cintra, vereadores, representantes da empresa Cetenge e moradores da região acompanharam o início dos trabalhos de imprimação. O trecho ficará interditado até o início da próxima semana e, neste período, o trânsito deve ser desviado para a estrada via Sapé. Antes desta fase, foram realizados diversos trabalhos no local, como a construção de tubulação para passagem de água, nivelamento do solo e preparação de subleito.

“Há muitas décadas todos nós ouvimos o clamor da população de Guardinha pelo asfalto, para que as pessoas possam transitar pela estrada sem problemas em época de chuvas, para que as ambulâncias consigam transportar os doentes até Paraíso sem encravar, para que os produtores tivessem melhores condições de escoar a sua produção, enfim, são muitas as demandas que dependem da melhoria desta estrada”, disse o prefeito Walker Américo. “Hoje iniciamos a realização de um sonho de quase 100 anos. Isso é fruto do trabalho sério e determinado que estamos fazendo a frente da Prefeitura”, ressaltou.

De acordo com o prefeito, nesta primeira etapa serão feitos sete quilômetros de asfalto, “mas se Deus quiser conseguiremos concluir os 12,5 quilômetros da estrada, levando muitas melhorias para nossa população”, afirmou. “Com a conclusão das pavimentações que estão em andamento, com a asfalto de Guardinha e o campus da Universidade Federal de Lavras, nossa população perceberá o grande salto que o nosso município deu no desenvolvimento”, concluiu.

Para Décio Aparecido Leal, que reside no distrito, a obra é esperada há muitos anos e seu início e posterior conclusão trará muitos benefícios para os moradores. “Ficamos felizes e gratos por este ponta pé inicial, porque a comunidade sofria com a poeira, o barro, caminhão que encrava… De promessas a gente já estava cansado, mas agora estamos vendo este sonho virar realidade”.