Guarda Municipal participa de treinamento para desinfecção

16/06/2020

A Guarda Civil Municipal de São Sebastião do Paraíso participou nesta terça-feira, 16, de um treinamento para desinfecção de áreas de grande circulação de pessoas, bem como descontaminação de viaturas e colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como medidas preventivas no combate ao avanço da pandemia de coronavírus. O município já registra 24 casos confirmados. O curso foi ministrado pelo 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar e teve aula teórica e prática.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está realizando o treinamento em todo o Estado e visa a atuação junto aos órgãos municipais na desinfecção de áreas de grande circulação de pessoas nas respectivas cidades. A capacitação técnica de desinfecção faz parte das medidas preventivas de controle à pandemia da Covid-19, implementadas pelo Governo do Estado, e foram ministradas em São Sebastião do Paraíso por militares do 2º Pelotão BM como multiplicadores do conhecimento.

Além de guardas municipais, a instrução contou com a participação de bombeiros militares, colaboradores do hospital da Santa Casa, servidores das Secretarias de Saúde (Unidade de Pronto Atendimento – UPA) e Segurança Pública e membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O objetivo do curso foi garantir uma visão geral sobre o risco de contaminação e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas para impedir a disseminação do vírus, baseada em procedimentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entidades ligadas à saúde pública, como sendo os mais eficientes e seguros, tanto para os resultados na desinfecção como na proteção dos agentes envolvidos e também na segurança para a população.

Na oportunidade, os participantes também tiveram orientações sobre o uso dos EPIs, bem como a maneira correta de paramentação e desparamentação e o descarte correto dos equipamentos e resíduos gerados na desinfecção. Também foram passadas técnicas corretas para limpeza e desinfecção de viaturas para atendimento à população. A parte prática da capacitação ocorreu no Coreto da Praça comendador José Honório (matriz), região central da cidade.

“Este treinamento vai trazer condições aos nossos agentes em caso de alguma situação de emergência que exija uma linha de frente, uma ação com mais impacto e efetividade, onde teremos maior conhecimento e segurança neste trabalho”, disse o secretário Miguel Félix de Souza, que agradeceu ao tenente Monteiro, do Corpo de Bombeiros, pela oportunidade na participação do curso. “Agora vamos aprimorar e compartilhar os conhecimentos dentro da corporação para que todos tenham uma noção de como se proteger e, também, de como proporcionar maior segurança aos usuários em determinados locais, como os públicos onde há atendimento à população”, ressaltou.