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Ouvidoria Municipal


Acessuas Trabalho inicia oficinas e capacitações

29/11/2019

Desde agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso reativou a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). Inicialmente a profissional designada para participou de cursos e videoconferência, apropriando-se da teoria, para desenvolver um planejamento voltado aos objetivos do programa estruturado dentro da realidade do município.

De acordo com o secretário da pasta, Marcelo São Julião, foi por meio deste refletir que se elaborou uma pesquisa com objetivo de identificar sonhos, expectativas, habilidades sociais e a experiência adquirida dos usuários. “Estes dados são importantes para identificar a fragilidade dos mesmos e, posterior fonte de investimento para fomentar as articulações intersetoriais, inserção e acompanhamento destes no mercado de trabalho”, afirmou.

A partir de então, foi realizado um pré planejamento e início de algumas ações junto aos usuários — população urbana e rural em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pessoas atendidas pelo Beneficio de Prestação Continuada (BPC),  pelo programa Bolsa Família e a comunidade em geral.

O núcleo do Cras no distrito de Guardinha foi escolhido para início do programa, com o oferecimento de três oficinas visando preparar para inclusão na qualificação e inserção no mercado de trabalho. A primeira delas foi a “Superar” – Educação Financeira Familiar, ofertando uma visão teórica e prática do controle financeiro, suas implicações no dia a dia e dicas para uma reeducação financeira familiar. A segunda foi a “Progredir” – Planejamento e Inserção no Mercado de Trabalho, com a proposta de oferecer dicas de currículo e entrevista para inserção neste mercado competitivo. Por fim, a “Florescer” – Empreendedorismo, transformando ideias em oportunidades para mostrar como sair da informalidade e tornar-se protagonista em sua própria empresa, enfatizando muito as vantagens e riscos dentro desta escolha.

Os encontros são semanais e com carga de 20 horas e têm sido frutíferos. Certificados serão entregues ao final para os usuários que tiveram frequência, se mostrarem motivados e atuantes dentro das oficinas. Uma delas aconteceu na segunda-feira dia 25, na Escola Municipal Francisco Daniel, com a palestra “Como ser Microempreendedor Individual (MEI) na prática”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) na pessoa de Lucilene Pessoni de Moura.

Uma outra ação de inclusão produtiva foi a oferta de três workshop: Atendimento de excelência e a preparação de uma equipe de alta performance; Recepção em meios de hospedagens e Técnicas básicas de serviços de garçom e garçonete. Estes encontros aconteceram de 18 a 27, com objetivo de capacitação e qualificação profissional. “Foi possível a realização destes workshop, devido à ações articuladas com o Senac, Hotel das Acácias e a Uaitec”, explicou Marcelo. “Houve, ainda, uma mobilização dentro dos Cras e do Creas levando aos usuários esclarecimentos deste programa e fazendo as inscrições para estes workshop, tornando assim possível concretizar nossos objetivos”, completou.

Paralelo a isto e para o bom desempenho do programa, a Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou articulação com o empresariado para intermediação de mão de obra. “Estamos dando pequenos passos, mas com eficácia e já percebemos na fala dos usuários o desejo de maior a autonomia e empoderamento na busca de melhoria na qualidade de vida. Também notamos na fala dos empresários o desejo de somar ao nosso projeto, oferecendo recursos e a possibilidade de contratação dos atendidos em nosso programa”, finalizou.