1º concurso municipal Café de Qualidade define ganhadores

29/11/2019

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, premiou na noite de quinta-feira, 28, os vencedores do 1º concurso municipal Café de Qualidade, reunindo 75 participantes. Destes, 20 foram classificados para a etapa final até se definir os cinco melhores. A cerimônia aconteceu no Sindicato dos Produtores Rurais (Sindpar), no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho. O grande vencedor foi Luiz Sérgio Marques, da Fazenda Haras July, que ganhou o selo de qualidade "O Paraíso dos Cafés Finos" e uma roçadeira com kit de esqueletar.

Davi Resende dos Reis, do Sítio Três Barras, ficou em 2º lugar e ganhou um perfurador de solo. Claudeci Fernandes, da Fazenda Lagoa, obteve a 3ª colocação e ganhou um soprador agrícola. João Jaguaribe Alencar de Moura, da Fazenda Granja Ester, recebeu um motosserra pela 4º lugar e Antônio Adolfo de Souza, do Sítio Renascer, na 5ª posição, angariou um vale consultoria.

Os demais finalistas foram Alexandre Antônio de Souza (Fazenda Marques ou Córrego das Areias), Alexandre de Oliveira (Sítio Boa Vista), Antônio Westin (Fazenda Taquaral), Dagmar Resende Pimenta (Fazenda Amaro e Furnas), Francisco dos Santos Tubaldini (Fazenda São Francisco), Henrique dos Reis Oliveira (Sítio Nossa Senhora Aparecida), José Cipriano de Oliveira (Fazenda Boa Vista), José Osmar Pereira de Moraes (Fazenda Serra), Lenine de Souza Furtado (Fazenda Mirante), Márcio Antônio de Souza (Sítio Nossa Senhora das Mercês), Marco Aurélio do Nascimento Garcia (Serrinha / Ribeirão Fundo), Maria das Graças Oliveira Aguiar (Sítio Lagoa), Orothides Auxiliador de Souza (Fazenda Córrego das Areias), Pedro Antônio Dutra (Fazenda Pytuna) e Sílvio Dutra (Sítio Santa Luzia). Todos receberam certificados.

O objetivo do concurso foi incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés do município, como meio mais eficaz na conquista de novos mercados; agregar valor e atender à crescente demanda por produtos diferenciados; identificar a qualidade dos cafés produzidos e a participação dos cafeicultores no processo produtivo e gestão da qualidade, além de divulgar a qualidade dos cafés do município. O “carro chefe” da economia paraisense é o café, que ocupa aproximadamente 16 mil ha, uma produção cerca de 450 mil sacas/ano e um movimento em comercialização em torno de três milhões de sacas/ano.

De acordo com João Bernardo de Medeiros Neto, presidente da comissão julgadora, todas as amostras de café passaram pela fase de classificação, degustação e avaliação sensorial, que aconteceu no dia 8 de novembro. Segundo ele, para se chegar aos finalistas e vencedores, os jurados pontuaram de zero a dez diversos quesitos como: ponto de torra, fragrância, aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e equilíbrio. Cerca de 500 xícaras foram provadas.

O evento teve a presença do deputado estadual Antônio Carlos Arantes e cafeicultores, agrônomos, empresas do agronegócio, armazéns, exportadoras e torrefadoras. Durante a cerimônia, aconteceu palestra interativa com o engenheiro agrônomo e cafeicultor paraisense, Vitor Monseff de Almeida Campos. Ele falou sobre produção de cafés finos e suas experiências internacionais com o produto. Também houve o sorteio entre os produtores presentes de uma bomba de pulverização agrícola, modelo S22F, da marca Kawashima e o prefeito Walker Américo Oliveira fez a entrega de três varredoras de café para as Associações de Produtores Rurais da Faxina, Guardinha e Pimentas/Angola.

O 1º concurso municipal Café de Qualidade teve a parceria do Armazéns Gerais Peneira Alta, da Coopercitrus Cooperativa de Produtos, Sindpar, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), Olam Coffee, Caffer Comércio e Armazenamento de Café, NKG Stockler, Emater Minas e Nova América Café. Contou, ainda, com o apoio da Alpínia Veículos, AWZ Máquinas, Banco do Brasil, Café Scarano, Cetenge, E-ctare, Edinho Transportes, Esid – energia fotovoltaica, Imobiliária Mediterranèe, Jacaré Auto Posto, Laticínios Aviação, Magrão Agro, Tozzi, Paraíso Nutrição, Sebrae MG, Sicoob Nosso Crédito, Sicred, Sumá paisagismo e jardinagem, 3 E Ferro e Aço, Tudo Verde paisagismo e Via Verde.

VEJA MAIS FOTOS do EVENTO em nossa página no FACEBOOK.