Meio Ambiente realiza gincana da coleta seletiva

12/06/2019

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na manhã de sábado, 8, na Praça comendador José Honório (matriz), a primeira etapa deste ano da gincana da Coleta Seletiva, quando foram premiados os melhores classificados, de acordo com média entre o total arrecadado e o número de alunos participantes. Foram arrecadados 7.898 kg e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Messias Alves Luiz Cerize, do Jardim América, foi o vencedor, recebendo R$ 500,00.

A gincana é uma realização conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, com apoio da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp). A iniciativa busca incentivar a junção, separação e destinação correta de resíduos recicláveis no município. As escolas participantes recebem e encaminham à coleta seletiva todo material arrecadado e a Acassp faz a pesagem e a retirada do material que foi obtido pelos alunos e levado para as escolas.

O CMEI vencedor arrecadou 2.148 kg, sendo uma média de 16,03 quilos por aluno. Em 2º lugar ficou a Associação dos Amigos dos Autistas e Psicóticos (Amapp), que ganhou R$ 300,00 e conseguiu 430 kg, um média de 11,03 quilos por aluno. Na 3ª colocação, o CMEI Vinício Scarano, localizado no Jardim das Paineiras, que recebeu R$ 200,00 e arrecadou 978 kg — com uma média de 7,19 quilos por aluno. A gincana da coleta seletiva integrou a programação da 20ª Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 3 a 9 em Paraíso.

Durante o ano de 2019 acontecerão mais três etapas da gincana. “Agradeço a participação de todos, principalmente dos alunos que levam para a casa esta conscientização, adquirindo o hábito de fazer a separação correta do material reciclável”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges. Também no mesmo dia na praça, aconteceu a coleta de resíduos eletrônicos, em parceria com o Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (Ceduc). Ao final, foram arrecadados aproximadamente 450 kg.

O encerramento da 20ª Semana terminou com um trekking ecológico de regularidade, que saiu na manhã de domingo (9), em frente à escola estadual Paula Frassinetti, no bairro São Judas Tadeu, com direção ao Parque Municipal Águas da Serrinha – às margens da Rodovia BR 265 (saída para Ribeirão Preto/SP). Foram 43 equipes participantes. Ao final foram arrecadados 228 kg de alimentos, que serão doados.

VEJA MAIS FOTOS em nossa página no Facebook.