Prefeito solicita adequações na Área Azul

14/05/2019

O prefeito Walker Américo Oliveira se reuniu na segunda-feira, 14, com o diretor da Central Park, Nilson Lopes — empresa contratada por meio de licitação para operar a Área Azul do município. O objetivo é fazer algumas adequações para a melhoria do serviço.

A Central Park começou a operar no município em maio de 2016. Ao longo destes três anos, algumas demandas foram surgindo da população com relação ao serviço. Diante disso, o prefeito exigiu da contratada algumas melhorias, entre elas a melhor visualização dos pontos de vendas dos bilhetes para estacionamento, aumento do número do pontos de vendas fixos, aumento de funcionários da Área Azul para a região abrangida pelo estacionamento rotativo, melhoria na comunicação visual através de panfletos e instruções para baixar o aplicativo de vendas de tickets.

Outra medida solicitada foi a implantação de identificação na própria placa de estacionamento regulamentado, apontando quais são os pontos de vendas credenciados e onde o munícipe pode procurar pelo ticket de estacionamento rotativo mais próximo. Durante a reunião, o prefeito também manifestou o desejo de isentar os deficientes e idosos do pagamento da Área Azul, desde que eles estejam nas vagas destinadas a eles.

O representante da Central Park se comprometeu a levar a proposta para um estudo de viabilidade econômica. "Para isso, tem que existir a coerência entre as partes, mas, na medida do possível, nós atenderemos este pedido do prefeito. Estamos dispostos a executar as ações junto com o Executivo municipal para melhorar a questão da zona azul", disse. Nilson ressaltou ainda que, hoje, o meio mais ágil, fácil e justo de se comprar os bilhetes para a Área Azul é pelo aplicativo de celular. "Por meio dele, você pode pagar somente pelo tempo que você estacionou, ou seja, você aciona o aplicativo na hora de estacionar e depois na hora que retira o veículo da vaga. Se você ficou 5 minutos, pagará apenas pelo tempo estacionado, enquanto  com o ticket físico o mínimo que você pode pagar é por uma hora, sem poder estornar os créditos que você deixou de estacionar", explicou.

Para o prefeito, a reunião foi bastante produtiva e o intuito é facilitar a vida de quem utiliza os estacionamentos regulamentados da cidade. "Aos poucos vamos ajustando o serviço para que atenda com efetividade à população. Não tem como a gente simplesmente encerrar um contrato que, inclusive, foi firmado na gestão anterior, sem ter justificativa. Então, estamos cobrando as adequações e melhorias", observou Walker. A empresa Central Park terá o prazo de 30 dias para apresentar as ações para a Prefeitura. "Quase todo mundo tem um veículo hoje em dia. Para se ter uma ideia, a frota de Paraíso tem 36 mil veículos e este número só vem crescendo. Se a gente não tiver um controle, daqui a pouco ninguém mais consegue andar ou estacionar na cidade. Por isso, o objetivo é organizar e controlar os veículos, principalmente no centro, onde o fluxo é maior", concluiu o prefeito.