Grupo Gestor da coleta seletiva realiza novas ações

10/05/2019

O Grupo Gestor da Coleta Seletiva, formado há um mês em São Sebastião do Paraíso, deu prosseguimento esta semana a quatro novas ações dos trabalhos que serão desenvolvidos na cidade. A equipe realizou diagnósticos, capacitação com os membros, composição gravimétrica no Aterro Sanitário e elaboração de questionários com servidores da Associação de Catadores. A próxima etapa será um seminário — que deve acontecer até 30 de junho, quando serão apresentadas à população o resultados destas primeiras ações e a viabilidade das alternativas propostas para escolha de qual vai ser adotada.

Na segunda-feira (6), o Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip), que trabalha em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), apresentou o diagnóstico participativo dos catadores e trabalhadores envolvidos na coleta do município, o relatório da geração de resíduos e potencial de comercialização de recicláveis na região, e um levantamento das legislações e posturas municipais relacionadas, como, por exemplo, o Código de Posturas e o Plano Diretor.

Já na terça-feira (7), mais duas etapas do trabalho aconteceram, sendo a primeira uma capacitação com os membros que compõem o grupo para a realização da composição gravimétrica — parâmetro que expressa a característica dos resíduos e que permite conhecer o percentual de cada componente presente em uma massa de resíduo, possibilitando avaliar o potencial de reciclagem dos componentes e o melhor gerenciamento. Após esta parte teórica, a equipe foi a campo realizar a prática no Aterro Sanitário, onde “puseram a mão na massa” para ver e entender o que tem no lixo coletado em Paraíso.

Foi constatado que a população não pratica a coleta seletiva dada a quantidade de material reciclável encontrada no Aterro. O grupo seguiu uma metodologia, onde foi recolhido inicialmente 1.600 kg de material, que foi separado em quatro partes, resultando numa amostra final de 400 kg. Representantes dos municípios de Pratápolis, Fortaleza de Minas e Monte Santo de Minas estavam presentes na ação. Estas cidades integram o Consórcio Intermunicipal de Resíduos e deverão reaplicar estas ações.

A última etapa foi realizada na quarta-feira (8), quando foram aplicados dois questionários aos funcionários da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp), sendo um coletivo e outro individual para o grupo conhecer a realidade de cada um. Uma visita à sede da associação também aconteceu para ver a estrutura do local e possibilidades de melhorias e renda. O questionário deverá ser feito, ainda, com os catadores ambulantes (informais).

Saiba mais — O Grupo Gestor tem a função de planejar, executar atividades e mobilizar a população para ampliar o serviço de coleta seletiva em andamento pela cidade. É formado por três subgrupos, sendo o Gerencial, formado por representante do comércio, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso (Adaap); o Técnico, formado por representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), Associação dos Catadores local (Acassp), Secretaria de Meio Ambiente e da empresa de limpeza urbana (Consita). Por fim, o subgrupo Social, formado por representantes das secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, Vigilância Sanitária e Unidades de Saúde da Família (USFs). As decisões planejadas pelo Grupo Gestor serão colocadas em prática pela Equipe Executiva.

Planejamento físico e financeiro das ações de mobilização social, inserção de catadores e capacitação dos trabalhadores, elaboração da proposta de legislação de instituição do serviço de coleta seletiva e o estabelecimento de indicadores de monitoramento técnicos e sociais, que tem o objetivo de identificar o nível de participação da população, são algumas das próximas etapas a serem cumpridas. São Sebastião do Paraíso classificou-se em 1º lugar em uma seletiva realizada pela Feam para receber apoio técnico do Governo do Estado na implantação ou ampliação do programa de coleta seletiva. Outros 18 municípios mineiros já estão utilizando esta metodologia desenvolvida pelo Gesois.