Codema realiza reunião mensal

09/05/2019

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de quinta-feira, 9, mais uma reunião mensal e tratou de quatro assuntos específicos: liberação de recursos pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, notificações emitidas referente a entulhos, trabalhos da comissão do Córrego Rangel e pedidos de cortes de árvores. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os membros deliberaram e aprovaram a utilização de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para aquisição de um decibelímetro – aparelho para ser utilizado na aferição de decibéis (que mede a altura do som), atendendo demanda interna do município e pedidos do Ministério Público para apuração de denúncias, principalmente na realização de festas. O Conselho também emitiu 13 notificações, incluindo a proprietários de terrenos e comerciantes, relacionadas à destinação correta de lixo, entulho e resíduos.

Outro assunto tratado na reunião foi relacionado aos trabalhos da Comissão que trata do Córrego Rangel e analisa o uso e ocupação do solo. Os membros voltarão a se reunir para analisar mais documentos sobre as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para, depois, definir a questão de áreas e restrições. Também vão solicitar mais informações à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Por último, foram analisados 11 pedidos de corte de árvores, sendo dez aprovados – a maioria com pedido do Codema para replantio de outras espécies, com mudas doadas pelo viveiro do Parque da Serrinha, e um indeferido por falta de documentação. Entre os motivos apresentados pelos solicitantes estão riscos de queda da árvore, plantação em local inadequado, dificultando a passagem ou danificando calçadas e residências, planta morta ou seca, e utilização do local para construção de imóvel. Algumas espécies estão localizadas em propriedade particular.

Relação dos pedidos:

1. Abacateiro (duas com risco de queda) + uma Sete Copas (plantação inadequada), na área interna da Santa Casa.
2. Alfeneiro na esquina do Colégio Paula Frassinetti com rua Pimenta de Pádua (plantação inadequada).
3. Bálsamo no São Judas (risco de queda).
4. Ficus (plantação inadequada ao lado da antiga Policlínica).
5. Magnólia interna na Biblioteca Comunitária da escola Campos Amaral (risco de queda).
6. Mangueira (proprietário vai construir no local).
7. Mangueira interna no Campo do Operário (plantação inadequada).
8. Oiti no bairro Itamaraty (interferência no imóvel). Parecer indeferido por falta de documentação.
9. Pata de Vaca no Jardim Bernadete (árvore morta, seca).
10. Quaresmeira na rua Djalma Dutra (árvore morta, seca).
11. Sibipiruna na Vila Helena (plantação inadequada).