Secretaria busca soluções para aterro sanitário

08/03/2019

Em reunião com vereadores na tarde de sexta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que busca soluções, a princípio emergenciais, para solucionar o problema do aterro sanitário que vinha sendo operado de forma irregular no município. Os parlamentares estiveram recentemente in loco verificando a situação do empreendimento, que fica na Rodovia MG 050, no bairro rural dos Varões, numa área de 17,42 hectares. A primeira plataforma construída no aterro sanitário de São Sebastião do Paraíso encontra-se esgotada, havendo a necessidade da construção de uma nova.

De acordo com a secretária Yara de Lourdes Souza Borges, a Prefeitura fará uma licitação nas próximas semanas para a construção desta nova plataforma emergencial, que depende da aprovação da Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram). Hoje as máquinas que operam no aterro são de responsabilidade da Secretaria, “que busca fazer o melhor, apesar das condições de intempéries e dificuldades financeiras em que o município se encontra”, explicou Yara.

Conforme explanou aos vereadores, o aterro está operando de forma irregular, “mas o problema vem de anos anteriores e vai demorar um pouco para ser solucionado, pois a operacionalização é cara e o município não tem condições de arcar sozinho, por isso a importância do consórcio com as cidades vizinhas”, disse Yara. “A Secretaria trabalha para que a operação fique mais próxima do ideal evitando, assim, transtornos como embargos, interdições ou cassação da licença, o que acarretaria na disposição do resíduo em outros aterros sanitários licenciados.

Uma nova reunião foi agendada para daqui 30 dias quando a Secretaria apresentará evolução e planejamento de suas execuções em relação ao problema. Além de assessores parlamentares e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, participaram do encontro os vereadores Ademir Alves Ross, José Luiz das Graças, Lisandro José Monteiro, Luiz de Paula, Marcelo de Morais e Vinício José Scarano Pedroso.

fotos: Adriano Rosa