Gincana da coleta seletiva conclui premiações de 2018

11/12/2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na terça-feira, 11, a terceira e última etapa da premiação da Gincana da Coleta Seletiva, quando foram distribuídos os prêmios aos melhores classificados, de acordo com média entre o total arrecadado e o número de alunos participantes. Durante 90 dias, 1.592 estudantes e onze instituições de ensino de São Sebastião do Paraíso participaram da coleta, totalizando 1.739,75 quilos recicláveis. Mais uma vez, a Associação de Amigos do Autista e Psicóticos (AMA) saiu vencedora e recebeu R$ 500,00 de prêmio.

A gincana é uma realização conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, com apoio da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp). A iniciativa busca incentivar a junção, separação e destinação correta de resíduos recicláveis no município. As escolas participantes recebem e encaminham à coleta seletiva todo material arrecadado e a Acassp faz a pesagem e a retirada do material que foi obtido pelos alunos e levado para as escolas. Segundo levantamentos, cada cidadão paraisense gera em média 820 gramas/dia de resíduos.

Nesta fase da gincana, a média geral foi de 16,18 quilos por aluno. A AMA, vencedora da competição, arrecadou 253 quilos de recicláveis, teve a participação de 38 e uma média (a maior entre os participantes) de 6,66 alunos assistidos. Em 2º lugar ficou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América), que recolheu 324 quilos, contou com a participação de 130  alunos, obtendo média de 2,49 quilos por estudante e ganhou R$ 300,00. A terceira colocação foi da Escola Estadual São João da Escócia (Vila São Pedro), que recolheu 344 quilos de recicláveis com 230 alunos participantes e média de 1,49 quilos por aluno. Seu prêmio foi de R$ 200,00. Os valores foram concedidos pela Associação  de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso (Adap).

Também participaram da gincana o CMEI João XXIII (Santa Tereza), que arrecadou 209 quilos, teve 145 estudantes envolvidos e 1,44 de média. O CMEI Inês Ferreira Marcolini (São Judas) conseguiu 104 quilos, 110 alunos participantes e média de 0,95. O. O CMEI Antonino José Amorim (Vila São Pedro) conseguiu arrecadar 135 quilos, envolvendo 182 alunos e média de 0,74. O CMEI Otília Amaral Soares (Jardim Planalto), conseguiu 71 quilos, com a participação de 110 alunos e média de 0,65. A E. M. Hilda Borges Pedrosa (Veneza), arrecadou 75,25 quilos com o envolvimento de 120 alunos e média de 0,63. A E. M. Roque Scarano (zona rural) arrecadou 103 quilos, com a participação de 196 estudantes e teve 0,53 de média. Por fim, o Colégio Galileu recolheu 80 quilos, envolveu 280 alunos e média 0,29.

Durante o ano de 2018 ocorreram outras duas etapas da gincana e, nesta última, as escolas coletaram material reciclável nos meses de setembro, outubro e novembro. Para 2019, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará em janeiro o novo regulamento e a divulgação nas escolas quando começarem as aulas. “Agradeço a participação de todos pois, é de fundamental importância este trabalho feito com as crianças, tendo em vista a quantidade cada vez maior de lixo devido ao consumismo das pessoas”, disse a secretária Yara de Lourdes Souza Borges.