Educando para o Trânsito realiza formatura de 700 crianças

08/11/2018

Estudantes das escolas da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso participam de formaturas do projeto Educando para o Trânsito, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura e desenvolvido ao longo do ano. “A solenidade acontece no Teatro Municipal Sebastião Furlan e foi dividida em quatro dias para encerrarmos com chave de ouro este momento com os alunos”, comenta a coordenadora do projeto, a guarda municipal Gisele Maria da Silva.

O Educando para o Trânsito foi criado em 2006 e as aulas são ministradas pela Guarda Civil Municipal. “Neste ano, trabalhamos com quase mil alunos do 4º ano da rede de ensino da cidade”, afirma Gisele. Trata-se de um programa educacional que é levado para as escolas, mas que os reflexos podem ser percebidos no cotidiano da comunidade. “É um trabalho preventivo onde as crianças são convidadas a resgatar valores como respeito, gentileza, educação, paciência — essenciais para a redução de acidentes de trânsito e valorização da vida”, explica a coordenadora.

Na terça-feira, 6, a cerimônia contou com alunos da escolas Noraldino Lima (municipal) e coronel José Cândido (estadual). No dia 7 foi a vez das escolas municipais Campos do Amaral e Ibrantina Amaral. No dia 8, a solenidade teve a presença dos formandos da escola Alice Naves Ferreira (municipal). O encerramento ocorre na sexta-feira, 9, com a formatura dos alunos das escolas municipais Maria de Lourdes Dizaró, Wulfida Marcolini e Hilda Borges Pedrosa. Também participam do projeto estudantes da E.M. Napoleão Volpe (zona rural).

O projeto desenvolve uma linha que se apresenta como um caminho para o desenvolvimento de ações educativas, de caráter preventivo ou corretivo. De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Silvia Helena Ribeiro, trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a segurança no trânsito com ações de educação. Em pronunciamento, ela destacou o trabalho da instituição que não mede esforços para cumprir o seu papel. “Nosso objetivo é contribuir para a formação de um cidadão que respeite a legislação, o próximo e não se envolva em acidentes de trânsito”, define.

Silvia fez questão de apresentar e destacar a equipe de trabalho que atua junto à comunidade, não só para a preservação do patrimônio, mas que possui outras frentes de ação. “Trabalhamos voltados para desenvolver uma consciência crítica sobre os direitos e deveres no trânsito, programar atividades e avaliar resultados, visando alcançar a real finalidade da educação para o trânsito: salvar vidas”, destaca. “Também atuamos na realização de um trabalho preventivo, a fim de buscar soluções para os problemas, não só do trânsito, mas também de outras áreas interligadas de nossa cidade”, acrescentou.

Familiares acompanharam o evento e ficaram emocionados durante as apresentações. “É um trabalho muito importante, que ensina as crianças não só sobre as leis de trânsito, mas também apresenta formas de convivência e aponta o caminho para o bem. Temos que incentivar”, disse Omero José Justiniano, tio de um dos formandos. Para Lucimar Ferreira, mãe de uma das alunas, esta é a solução. “Ainda bem que temos estes projetos que ajudam muito nossos filhos, agradeço a todos que fazem isto tudo por nós”, completa.