Artesãos falam com expectativa na abertura da feira Balaio Mineiro

11/10/2018

Artesãos de São Sebastião do Paraíso e de cerca de dez cidades do Sul de Minas participam neste final de semana da feira do Balaio Mineiro que acontece na Praça comendador João Alves  (Fonte). Na tarde de sexta-feira, 11, foram abertos os trabalhos com exposição e comercialização de produtos dos mais variados tipos. “A expectativa é a melhor possível, o pessoal vem para Paraíso animado, porque aqui encontramos estrutura, organização e um povo acolhedor e hospitaleiro que nos proporciona ótimas possibilidades de negócios”, diz Adelaide Maria da Silva, presidente do Balaio Mineiro.

Conforme a organização da feira, são cerca de 30 expositores presentes, sendo que, 17 deles são de Paraíso. Os demais são de cidades como Poços de Caldas — que é a maioria, além de Guaxupé, Guaranésia, Areado e Bom Jesus da Penha. Andrea Ribeiro veio de Poços e é a primeira vez que expõe em Paraíso. “Vim porque tive ótimas referências das pessoas daqui, das possibilidade de comércio e bons negócios”, afirma. Ela apresenta trabalhos em pintura, bordados e fuxico.

A artesã Heloisa Duarte Santos é uma das representantes do artesanato junto à Associação Feira da Estação que demonstrou entusiasmo com a organização. “A gente vem cheia de esperanças, expectativas boas de que tudo vai dar certo e esperamos que a população nos prestigie como nos outros anos”, comenta. Ela enumera que a feira possui inúmeras variedades em produtos como crochê, bordados, pinturas, quadros, bonecas, flores, entalhe em madeira, trabalhos em tecidos e telas. “Tem ainda uma praça de alimentação com doces, salgados, sucos, bolos, pães e quitutes diversos”.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Sousa Borges, o Balaio Mineiro volta a acontecer na Praça da Fonte atendendo o pedido dos artesãos, por ser uma área central, de fácil acesso e que possibilita movimento do público consumidor e visitantes. “Ficamos felizes com a organização, a estrutura bem montada e destaco os trabalhos bem feitos”, comenta. Ela percebe o crescimento do setor em relação aos anos anteriores. “De fato, temos uma evolução positiva, na qualidade dos trabalhos, na variedade dos produtos. Esperamos que o tempo colabore, a expectativa é das melhores possíveis. Temos um pessoal alegre, bonito, que os visitantes sejam bem acolhidos e que a população prestigie”, completa.

A artesã paraisense Aparecida Lúcia Rezende tem participado das últimas feiras do Balaio Mineiro em Paraíso e está otimista. “Todos os anos estamos aqui com a esperança de boas vendas. O espaço é ótimo, temos muitas novidades em produtos. A data é boa, temos um feriado prolongado e esperamos a presença do público para ver e adquirir nossos produtos”, anuncia. Em sua bancada ela apresenta roupas em crochê, tapetes, potes, porta ovos e amigumes.

A feira é considerada uma das maiores do interior mineiro que valoriza o artesanato da região, conhecida como “Balaio Mineiro”. Na sexta-feira (12) e no sábado (13), o funcionamento será das 13h às 21h. Já no domingo as atividades acontecerão das 9h às 12h.  O evento tem o apoio da Prefeitura de Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, que incluiu a feira na programação de aniversário da cidade.