Crianças visitam o Parque da Serrinha

30/07/2018

O período de férias que terminou no domingo, 29 de julho, também foi tempo de se fazer visitas ao Parque Municipal da Serrinha. Durante a última semana do mês foi a vez das crianças atendidas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) instalados no município conhecerem o local. Elas foram recepcionadas pela fiscal de meio ambiente, Mônica Rodrigues, que ministrou palestra informando sobre a criação do espaço e também falou sobre as espécies da fauna e flora encontradas. "É um trabalho que fazemos durante todo ano, inclusive nas férias, conforme o agendamento, quando passamos orientações e dicas sobre a conservação do meio ambiente", conta.

Além das escolas e instituições de Paraíso, o parque também recebe visitas de crianças de outras cidades. "Foi o que aconteceu na segunda-feira, 23 de julho, quando recebemos alunos da Creche Maria do Carmo Neves Ribeiro, da cidade de Santo Antônio da Alegria, no estado de São Paulo", observa. Ela ressalva que não é a primeira vez que isto acontece e que "todos são bem vindos". Na quarta-feira, 25, foram atendidas as crianças do Cras Santa Tereza com duas turmas, na quinta os de Guardinha e na sexta-feira,27, os assistidos na Mocoquinha.

Nas visitas, as crianças inicialmente são recebidas na sala de instruções para uma aula sobre o meio ambiente. Em seguida é feito um passeio pelas trilhas para se conhecer na prática as atividades teóricas passadas na sala de aula da escola e do próprio parque. Também é feita uma visita ao viveiro de mudas de hortaliças e no local onde acontece a preparação e cultivo das plantas utilizadas no sistema de arborização da cidade. "No final é realizado um momento para o lanche e recreação no parque infantil, constituindo um momento de aprendizado e de lazer muito importante para as crianças que são multiplicadores das informações para os adultos e demais pessoas da escola, do ciclo familiar e da comunidade", completa Mônica.

Outras informações sobre o agendamento de visitas ao Parque da Serrinha podem ser obtidas pelo telefone 3531-5488 ou 3531-6665 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. A Secretaria está localizada à Rua Mariana Amaral, nº 30, no bairro Lagoinha e funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 7h30.