Curso de panificação é realizado em Guardinha

28/06/2018

Por meio de uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura, doze mulheres do distrito de Guardinha participaram nesta semana de um curso de produção artesanal de alimentos na área de panificação. As aulas começaram na segunda-feira, dia 25, com carga de 40 horas.

De acordo com a nutricionista e instrutora do Senar, Andreza Erika da Silva, foram passadas normas gerais de higienização pessoal, de alimentos e utensílios. “Fizemos também um resgate cultural das receitas tradicionais e foram também resgatados os quintais, com o que cada participante cultiva em casa, como verduras, legumes, frutas e plantas para chá”, informa. No ultimo dia do curso, as participantes vão escolher três receitas para fazer, algumas aprendidas com avós. “Elas obtiveram noções sobre todos os ingredientes das receitas e trabalhamos técnicas que podem facilitar o trabalho”, disse. Divididas em grupo, as participantes fizeram bolos, pães, bolachinhas, roscas e pão de queijo.

Na opinião de Maria Donizete da Silva, o curso foi maravilhoso e ela aprendeu bastante técnica. Geralda Ribeiro da Silva, outra participante, revela que não sabia muita coisa e com o curso pode aprender e vai colocar em prática no dia a dia. Durante as aulas teóricas e práticas, foram passadas também informações sobre limpeza e organização da cozinha, pesagem e medição, modelagem, embalagem, estoque e armazenamento, equipamentos e o uso de touca e avental.

Segundo a coordenadora e mobilizadora do Senar, Geralda Moraes, os cursos são gratuitos e ofertados exclusivamente para pessoas que possuem vínculo com a zona rural. Ao final todas recebem certificados reconhecidos nacionalmente. "Vamos organizar para breve uma outra turma e já temos fila de espera", informa o mobilizador Alef Ferreira. O Senar estuda, ainda, levar para o distrito cursos de corte e costura e de elaboração de produtos derivados do tomate, já que a região da Guardinha é forte produtora.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião, e a assessora de gabinete, Aline Andrade — representando o prefeito Walker Américo Oliveira, visitaram na quinta-feira (28) o local das aulas, realizadas no salão paroquial de Guardinha. “Através do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), firmamos mais esta parceria com o Senar, contando com o total apoio da Acissp e do seu presidente, Ailton Rocha de Sillos, pois entendemos que este é um meio de capacitar e facilitar a entrada dessas pessoas ao mundo do trabalho", afirma Marcelo. Recentemente foi encerrado um curso de pintura em tecido, também ofertado para moradoras do distrito via parceria da  Prefeitura com a Acissp/Senar.

fotos: Adriano Rosa Silva