Participantes da gincana da coleta seletiva recebem prêmios

21/06/2018

A Associação de Amigos do Autista e Psicóticos (AMA) de São Sebastião do Paraíso foi a vencedora da 1ª Gincana da Coleta Seletiva, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A premiação ocorreu na tarde de quinta-feira, 21, quando foram distribuídos os prêmios às três instituições melhores classificadas. A coleta realizada durante quase 90 dias envolveu cerca de 1.600 estudantes e totalizou quase 1,7 tonelada de recicláveis.

A gincana é uma realização conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, com apoio da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp). A iniciativa tem por objetivo incentivar a junção, separação e destinação correta de resíduos recicláveis no município. As escolas participantes recebem e encaminham à coleta seletiva todo material arrecadado e a Acassp faz a pesagem e a retirada do material que foi obtido pelos alunos e levado para as escolas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, mesmo enfrentando uma série de dificuldades e desafios, o trabalho relacionado à coleta seletiva está avançando na cidade. "É importante a participação das escolas, principalmente agora em que estamos envolvendo toda a comunidade e bairros de Paraíso", afirma. Ela destaca que a destinação correta dos resíduos — fator que irá garantir maior vida útil ao aterro sanitário, é o principal objetivo de todas as ações desenvolvidas neste setor.

A secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, enfatizou que a participação dos estudantes é de fundamental importância neste processo. "Assim como em outras campanhas, como as de educação no trânsito, os alunos são multiplicadores, fiscalizadores e ajudam neste processo de conscientização", opina. Embora a atuação ocorra nas escolas, a abrangência do trabalho é percebida na famílias, nos bairros e na comunidade em geral. Segundo levantamentos, cada cidadão paraisense gera em média 820 gramas/dia de resíduos.

Nesta fase da gincana foram envolvidos 1.592 alunos e coletados 1.698 quilos de recicláveis, o que dá uma média de 15,07 quilos por aluno. A vencedora da competição foi a AMA que, pela média e segundo a organização, arrecadou 4,84 quilos de recicláveis. A instituição recolheu 184 quilos e teve a participação de 38 alunos assistidos. "Foi um trabalho envolvente dos nossos assistidos, dos funcionários, das famílias e voluntários junto à comunidade. É um recurso que vem na hora certa e vai ajudar na manutenção das nossas despesas, o que nos deixa muito felizes", disse a presidente Maria Helena Pessoni.

A AMA recebeu como prêmio R$ 500,00 enquanto que a E. E. São João da Escócia, que recolheu 508 quilos e contou com a participação de 230 alunos, obteve média de 2,2 quilos por estudante e ganhou R$ 300,00 pelo segundo lugar. A terceira colocação foi do CMEI Vinício Scarano, que recolheu 81 quilos de recicláveis com 135 alunos participantes e média de 1,66 quilos por aluno. A premiação é concedida pela Associação  de Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso (Adap).Os ganhadores ainda terão um dia de lazer na Estância Turística em Termópolis.

Também participaram da gincana o CMEI João XXIII (Santa Tereza), que recolheu 173 quilos e envolveu 145 alunos; CMEI vereador Antonino José Amorim (Vila São Pedro), recolheu 208 quilos; E. M. Hilda Borges Pedrosa (Veneza) com 149 quilos; CMEI Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América), com 45 quilos, CMEI Inês Ferreira Marcolini (São Judas), com 180 quilos, Colégio Galileu (128 quilos), Escolinha Caixinha de Surpresa (4 quilos) e CMEI Otília Amaral Soares (Jardim Planalto), com 38 quilos. Durante o ano ainda serão realizadas mais duas etapas da gincana.

fotos: Roberto Nogueira