Município doará alimentos a famílias carentes

19/06/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está concluindo os preparativos para iniciar o atendimento às famílias carentes do município, com a doação de alimentos. A iniciativa funciona a partir de uma parceria e convênio celebrado com o Governo do Estado — que fará a aquisição junto aos produtores cadastrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), por meio de outro programa, o de Aquisição de Alimentos (PAA). A expectativa inicial é de que seja adquirida pelo Estado a quantia de 33 toneladas entre verduras, legumes e frutas.

Na segunda-feira, 18, foi realizada mais uma reunião entre os produtores rurais de várias associações existentes no município e a prefeitura para acertar detalhes sobre a entrega dos produtos. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e ficou acertado que a entrega dos alimentos será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A data ainda não ficou fechada, mas a entrega ocorrerá às segundas-feiras, entre 8h e meio dia. Durante o encontro também começou a serem definidos quais alimentos serão fornecidos por cada produtor e, posteriormente, será fechada a quantidade. A expectativa é de que, já no próximo mês, comecem as entregas.

Conforme Marcelo São Julião, secretário de Desenvolvimento Social, a inclusão de Paraíso no programa do Governo do Estado foi uma conquista, onde os produtores foram acionados, mobilizados e esta ação possibilitou que o município fosse contemplado no programa. “Estamos trabalhando em parceria entre as secretarias para atender as famílias cadastradas e que vivem em condições de vulnerabilidade, em breve conseguiremos disponibilizar os alimentos”, comenta. “Pretendemos fazer um trabalho que dure em torno de, pelo menos, nove meses, para que estas famílias consigam restabelecer a sua situação", explica Marcelo.

Para a secretária de Agricultura, Yara Borges, esta foi a primeira reunião com os produtores depois que o município foi contemplado no programa do Governo de Minas. “Fizemos esta chamada para ver a disponibilidade e variedade de produtos que podem ser entregues, verificar se eles já estão preparados e a resposta foi positiva”, afirma. Ela destaca que o fornecimento não ficará restrito a verduras e legumes, tendo ainda a inclusão de frutas na composição da cesta. “São alimentos nutritivos que vêm incrementar nutricionalmente estas famílias em condições de vulnerabilidade”, acrescenta.

fotos: Roberto Nogueira