Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4


Creas promove 2º seminário com o tema “trabalho infantil”

19/06/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza nesta quinta-feira, 21 de junho, a partir das 8h, o 2º seminário do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o tema erradicação do trabalho infantil, destacando conceito, alternativas de abordagem e intervenção. O evento faz alusão ao dia 12 de junho — quando se combate a questão, e acontece no anfiteatro do Ceduc, à avenida Wenceslau Braz, 1.018, Lagoinha.

O município paraisense deve executar Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), buscando desmistificar alguns conceitos e incentivar a inclusão de adolescentes em programas regularizados de aprendizagem, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na programação haverá três palestras com especialistas no assunto.

Às 8h será feito o credenciamento dos participantes e, em seguida, acontece a abertura oficial. Às 9h tem a palestra “Defesa e Responsabilização: as medidas de proteção para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias”, realizada pelo juiz de Direito da Vara de Família, Sucessões, Infância e Juventude de São Sebastião do Paraíso, Jeferson Torres Freitas. Na sequência, às 10h30, o tema abordado será “O trabalho infantil no Brasil, suas consequências e a Gestão do Peti", com a assistente social Flávia Aquino e o psicólogo Fernando Gomes Reis — ambos analistas de Políticas Públicas e de Gestão Governamental da Secretaria de Estado e Defesa Social (Sedese – Passos).

Após o almoço, às 13h30, a palestra trata da “Aprendizagem profissional como alternativa para os adolescentes em situação de trabalho infantil”, com Alexandre Scarpelli, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, com sede em Poços de Caldas. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião, o evento visa mostrar e conscientizar toda população e, principalmente, a classe empresarial sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil, bem como, a forma correta de oferecer oportunidades aos jovens que desejam entrar no mercado de trabalho.