Prefeitos querem impulsionar unidade do Senai em Paraíso

15/06/2018

Prefeitos de várias cidades da região visitaram na tarde de quinta-feira, 14, a unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai) em de São Sebastião do Paraíso. Na oportunidade, eles conheceram as instalações, equipamentos e obtiveram informações sobre o funcionamento da escola de formação de mão de obra. A gerente Gisele Antunes Rocha falou sobre as possibilidades de parceria com as prefeituras — situação que pode ajudar a impulsionar o atendimento que é feito, possibilitando a realização de mais cursos e a formação de um maior volume de alunos.

A visita foi organizada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ulisses Araújo, juntamente com o prefeito Walker Américo Oliveira. "Nós temos esta escola modelo com grande capacidade de formação de mão de obra e que também está à disposição das cidades da região; conforme a demanda podemos ter implantados vários cursos e, desta forma, podermos gerar emprego e renda", anuncia o prefeito.

A gerente Gisele explicou sobre a missão do Senai, que é apontado como um dos maiores polos de geração e disseminação de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento da indústria em Minas Gerais e também no Brasil. O órgão foi criado em 1942 e faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). "Estamos aqui em São Sebastião do Paraíso há sete anos e, desde então, já formamos 2.400 profissionais qualificados", anuncia.

Gisele explicou ainda que o Senai é responsável pela formação profissional de recursos humanos para a indústria, a prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório e pesquisa aplicada. "Temos também a preocupação com a formação da pessoa, ensinamos o cidadão não só a fazer, mas também ser, o que é um diferencial a mais aqui dentro da nossa escola", acrescenta. Graças à flexibilidade de sua estrutura, se tornou o maior complexo de educação profissional da América Latina.

Ela enfatizou que receber os formadores de opinião como os prefeitos, é um motivo de muita satisfação. “Já temos algumas parcerias com algumas prefeituras como a de Paraíso e, agora, estamos com um projeto com Fortaleza de Minas que deverá reativar parte de suas atividades”, informa. A gerente falou sobre a necessidade de se ter mais alunos, inclusive de cidades vizinhas, o que poderá ajudar a impulsionar o atendimento que já e feito até mesmo com novos cursos. “Vai depender da demanda de procura e da formação das turmas. Com isso garantiremos a nossa permanência aqui”, diz.

O deputado Antônio Carlos Arantes lembrou que teve participação importante para a vinda do Senai em Paraíso, ao lado deputado federal Carlos Melles, do prefeito Mauro Zanin, do vice Márcio da Silveira e da Associação Comercial, na pessoa do engenheiro e presidente da entidade, Aílton Rocha de Sillos. O deputado disse que o Senai de Paraíso está cumprindo com o seu propósito, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho. “Recebo muitos currículos de pessoas desempregadas e destes, raramente aparece um de alguém que passou pelo Senai, isso significa que quem se qualifica aqui, em sua maioria, já está empregado. Feliz é a cidade que tem uma escola do Senai, que é uma das melhores do Brasil. Precisamos valorizar muito o Senai em Paraíso”, conclamou o deputado.

Para o prefeito de São Tomás de Aquino, José Carlos Pimenta, o Senai é muito importante para toda a região. “Nós recebemos o pessoal lá na prefeitura e estava devendo uma visita aqui de Paraíso. As portas estão abertas para a gente trazer nossos alunos que estão estudando para cursar aqui”, anuncia. Ele destaca que a medida ajuda na formação e na geração de mão de obra qualificada no próprio município. “Há pouco tempo mandamos um grupo para Franca, mas a partir dos contatos que fizemos ficou acertado  que a partir de agora nós estaremos trabalhando com o Senai de Paraíso,  estaremos juntos, apoiando as ações que forem necessárias “, declarou.

O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, elogiou a unidade de Paraíso. "São excelentes as instalações, é um complexo muito bem estruturado para oferecer este tipo de serviço, não só para Paraíso, mas para toda a região, atendendo principalmente os municípios circunvizinhos que podem utilizar deste serviço”, observou. Ele destaca que a união das prefeituras poderá ajudar o Senai. “Vamos somar forças entre os prefeitos no sentido de trabalhar e servir para oferecer cursos técnicos de qualidade para os nossos jovens aprendizes e toda a população, para que a gente possa saber utilizar este serviço e oferecer para a comunidade regional”, acrescenta. O prefeito acrescentou que Passos tem demanda no setor moveleiro e de corte e costura. “São áreas geradoras de emprego do nosso município, vamos trabalhar em cima disso, trazer os alunos para os cursos aqui, formar a nossa mão de obra e darmos mais um passo para o crescimento da região”, conclui.

Entre os cursos que o Senai oferece em Paraíso estão Agente de Inspeção de Qualidade, Auxiliar Administrativo, Confecção e Costureiro Industrial do Vestuário, Eletricista, Eletromecânica, Instalação Elétrica Industrial, Instalador Predial de Baixa Tensão, Modelista e Soldador. O objetivo do projeto educacional do Senai é a formação de cidadãos qualificados para atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana. Seus cursos possibilitam ao aluno a construção personalizada de seu projeto educativo. Para isso, estrutura currículos com base em perfis profissionais que retratam as competências requeridas pelo mundo do trabalho e necessárias à eficácia dos processos produtivos na indústria.

fotos: Denis Menezes