CNE aprova curso da Ufla em Paraíso

30/05/2018

O Diário Oficial da União publicou na edição desta quarta-feira (30/5), o parecer final do Conselho Nacional de Educação (CNE), que aprovou a implantação pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICT). A aprovação ocorreu com parecer favorável do relator Maurício Eliseu Costa Romão. A medida estabelece a oferta inicial do curso — o primeiro a ser implantado pela instituição no município de São Sebastião do Paraíso.

Conforme a publicação, trata-se de credenciamento do campus fora da sede da Universidade. O voto foi favorável e já possibilita a oferta inicial do curso. O campus integrará o conjunto da Ufla e terá as prerrogativas de autonomia, com decisão favorável da Câmara. O reitor da instituição, José Roberto Soares Scolforo, destaca que a implantação do campus é uma responsabilidade enorme, pois, há muito tempo é esperada pela população do Sudoeste Mineiro, e, além disso, é a primeira e, talvez, a única unidade Ufla fora de Lavras.

“Queremos que a população paraisense e de todo o entorno tenha a certeza de que este é um projeto que tem início e conclusão em um prazo razoável mas, principalmente, com qualidade de ensino, de geração de ciência, tecnologias, e produtos inovadores, que irão nos permitir formar muito bem os nossos estudantes e também que arranjos produtivos locais sejam estabelecidos e gerem mais desenvolvimento para a região”, anuncia.

De acordo com o Ministério da Educação Rossieli Soares, a decisão de implantar o campus na cidade obedece ao planejamento estratégico das universidades. A iniciativa prioriza as vocações regionais e, no caso de São Sebastião do Paraíso, a agroindústria — que tem uma força muito expressiva. O fato de São Sebastião do Paraíso ser referência no setor em Minas Gerais, foi fundamental para a escolha da Ufla, segundo o reitor. “A Ufla fez a opção de vir para Paraíso porque nós observamos que esta é uma região estratégica, pois tem a pujança do agronegócio. Com esse campus, nós poderemos contribuir muito para a economia local. E o foco que vamos trabalhar aqui é a questão de cursos de engenharia voltados para a inovação tecnológica”, afirmou.

Tecnologia — Inicialmente e além do curso já aprovado com duração de três anos, o campus Paraíso pretende ofertar, ainda, os cursos de engenharia (produção, software e uma terceira com a nomenclatura ainda a ser definida), com duração de dois anos Em um segundo momento, quando seguirem estudos para formação de pesquisadores, o bacharelado poderá ingressar em programas de mestrado ou doutorado. Todos os ingressantes das engenharias terão como formação inicial o BICT. Concluída essa etapa, poderão optar por um dos três cursos ofertados no campus.

A previsão é que, cada curso de engenharia conte com 60 vagas anuais, totalizando 180 vagas na graduação. Posteriormente, o campus pretende oferecer também um programa de mestrado profissional em tecnologias para a agroindústria. O projeto prevê que o campus seja implantado em uma área de 150 mil m², no bairro de Jardim Mediterranèe. O espaço já possui ampla infraestrutura de urbanização — o que ajuda na agilização das obras. A área, que pertencia ao Serviço Social do Comércio (Sesc), está sendo cedida para a prefeitura doar à universidade. Já o Sesc está recebendo em troca as instalações da praça de Esportes Castelo Branco, em uma transação já autorizada pela Câmara.

foto: Jucelino Urias Dias