Seminário discute exploração sexual contra crianças e jovens

25/05/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu na sexta-feira, 18, no salão nobre da Libertas Faculdades Integradas, o 3º Seminário “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças”. O evento faz parte da mobilização para a conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Cerca de 300 pessoas acompanharam as palestras que visaram analisar os impactos dessa violência na vítima, na família e na comunidade.

De acordo com Paula Pimenta, coordenadora do Creas, o objetivo do evento foi mobilizar e sensibilizar a sociedade para aderir às campanhas e trabalhos de enfrentamento contra a violência à crianças e adolescentes. “Durante todo o ano trabalhamos intensamente nos Centros de Referência da Assistência Social no sentido de acolhimento e cuidado com as vítimas. Temos uma equipe capacitada para o trabalho. Mas desenvolvemos também um amplo trabalho de conscientização com a comunidade”, explica.

Edson Vander Assunção, defensor público na Comarca de São Sebastião do Paraíso e docente de Direito na Libertas, falou sobre “A tutela da dignidade sexual de crianças e adolescentes no ordenamento jurídico brasileiro”. Ele lembrou da importância dos cuidados com as crianças e adolescentes. “Tutelar é cuidar e esse cuidado tem que ser constante, não podemos negligenciar esta fase, temos  que acercar a infância de zelo”, disse.

A médica pediátrica Carolina Fuocco da Rocha, afirma que os impactos causados nas vítimas de violência sexual na fase adulta são desastrosos. “As marcas deixadas são muito profundas e podem gerar diversos conflitos, como Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC), perturbações mentais, depressão, somatizações no corpo, doenças de pele e até mesmo o suicídio. E a violação sendo causada por aqueles que deveriam cuidar dessa criança ou adolescente é ainda mais degradante”. Fuocco destaca ainda a importância dos responsáveis ficarem atentos a qualquer mudança de comportamento da criança e investigarem profundamente o motivo, a fim de romper qualquer ato violento.

fotos: Susana Souza