Comissão vai ajudar nas ações para recuperar estrada Noca

23/05/2018

Uma comissão mista envolvendo produtores rurais vai acompanhar de perto as ações da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso para a recuperação da estrada rural da Noca, que dá acesso aos municípios de Capetinga e Cássia. A decisão foi tomada durante reunião realizada na quarta-feira, 23, pelo prefeito Walker Américo Oliveira, com a presença da vice-prefeita, Dilma Oliveira e, também, a participação dos vereadores Luiz de Paula e Vinício Scarano, e do gerente de Obras, Norivaldo Aparecido Neto e o secretário de Segurança Pública, Miguel Félix de Souza. Cerca de 70 pessoas moradoras da região estiveram na Prefeitura para reivindicar melhorias no trecho e saíram com a proposta de que obras de cascalhamento, abertura de caixas secas e patrolamento serão realizadas a partir da próxima semana.

As queixas dos moradores são referentes ao estado de conservação da via e da necessidade de obras de manutenção. Um dos principais pedidos é em relação a uma obra realizada por uma operadora de internet da cidade que está levando a sua rede de fibra óptica para a zona rural. “Eles cavaram uma valeta, mas ao tampar o buraco o serviço não ficou bom, deixando um degrau. Com o trânsito intenso a via está muito perigosa”, apontava a vice-prefeita.

Até semana passada, antes da ocorrência das chuvas, uma das queixas dos usuários era em relação à poeira. Com a chuva de sexta-feira e sábado passados, a situação ficou pior com o barro e a lama que se formou. Pelo menos dois caminhões teriam sofrido danos mecânicos no trecho entre a igreja da Noca e o Condomínio Cachoeira. O fluxo de veículos foi normalizado somente na segunda-feira, 21.

O prefeito ouviu atentamente os relatos dos moradores e usuários da via sobre os problemas existentes. Ele enfatizou que esteve na estrada na manhã de terça-feira, quando conversou com representantes da empresa que fez as escavações. “Eles já se comprometeram em fazer os reparos necessários, mas precisamos realizar outras intervenções”, aponta Walker. Ele citou que a administração tem se esforçado para fazer a manutenção em mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais existentes no município. “Todos já sabem das dificuldades que enfrentamos ao assumir o governo, sem recursos, com maquinário sucateado, mas aos poucos estamos melhorando”, disse.

Durante a reunião, marcada pela vice-prefeita Dilma, foram apresentadas propostas para solucionar os problemas existentes na estrada. Além da abertura de caixas secas, também será necessária a colocação de cascalho e patrolamento da via. “Precisamos fazer o cascalhamento, mas é preciso a ajuda de pessoas para doar o material e fazermos tudo de forma a não infringir a legislação ambiental”, observa.

A comissão criada para acompanhar o andamento dos trabalhos é formada por Ailton Lucas da Silva, Cleiton Donizete de Carvalho, Guilherme Fernandes de Souza, José Gervânio, Olício Soares de Barros, Paulo Morais e Reginaldo da Silva. Eles vão se juntar à vice-prefeita e aos vereadores, juntamente com o gerente de Obras, para tentar, junto aos produtores rurais, autorização para retirada de cascalho em algumas propriedades rurais. A Prefeitura dará o suporte jurídico através da legislação já existente. Quando era vereadora, Dilma teve aprovada uma lei que atende às necessidades do setor.

A comissão reuniu-se, posteriormente, no gabinete com o prefeito onde foram acertados mais alguns detalhes dos trabalhos que serão realizados. Através da Procuradoria Jurídica será criado um documento autorizativo possibilitando aos proprietários de terra da região doarem cascalho para as obras. Ainda serão feitas outras reivindicações para a obtenção de material. “Foi positivo, conseguimos avançar na busca de soluções e acreditamos que em breve esta questão estará resolvida”, avaliou o prefeito. Para a vice-prefeita Dilma Oliveira, o resultado final foi satisfatório. “Estamos unidos e desta forma todos saem fortalecidos, com a esperança de que conseguiremos resolver esta situação”, aponta.

fotos: Denis Menezes