Paraíso inicia festival “Comida de Buteco”

04/05/2018

Do dia 4 a 27 de maio, acontece em São Sebastião do Paraíso o 1º Festival de Comida de Buteco. A iniciativa é da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp) – por meio do projeto Empreender (Núcleo de Gastronomia), e conta com o apoio da Prefeitura. Doze estabelecimentos comerciais participam do evento e o público poderá experimentar os pratos e avaliar através de uma ficha, porém, não haverá competição. O lançamento oficial, com direito à degustação, aconteceu na sexta-feira (4), no Centro de Apoio ao Trabalhador (Cat-Acissp). O prefeito Walker Américo Oliveira e o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ulisses Araújo, esteviram no local.

“Queremos proporcionar algo diferente para a nossa população, pois outros municípios já realizam este tipo de festival e nós estávamos ficando para trás”, salientou o prefeito Walker, parabenizando os participantes e colocando à disposição todo o suporte da Prefeitura. “Apesar dos momentos difíceis pelo qual passamos, temos que buscar soluções, movimentar a cidade, somar forças, trazer gente da região e despertar interesse de outros empresários do ramo”, enfatizou.

Participam do Festival, a Casa da Tapioca, trazendo o pratro “tapioca tira gosto", servido toda terça-feira e que consiste em isca de pernil, queijo, cebola, azeitona, bacon e pimenta opcional. O Chopania fará o prato “mineirinho”, também às terças-feiras, acompanhado por vinagrete, mandioca, torresmo, feijão tropeiro,  espeto de vaca, de porco ou de frango. A Delicy Lanchonete e Saladeria fará o “big-pão de queijo”, de segunda a sábado. O prato consiste em hambúrguer ou linguiça, queijo e cebola caramelizada. O Gê Lanches apresenta a “batata chips”, de segunda a sábado”, acompanhada de bacon e calabresa. O Minas Grill Restaurante traz a “feijoada e escondidinho”, às quartas-feiras e sábados, acompanhada de mandioca com carne seca. Original Chopp fará os “canapés ti Dodô”, de quarta-feira a domingo.

Ainda participam do Festival o Restaurante do Padrinho, trazendo o “mexidão do Padrinho”, de terça-feira a domingo. A lanchonete Salgados Lileamar apresentará todos os dias o “pastel de calabresa”, com queijo e tomate. Já a Skina do Peixe traz o “pastel de tilápia”, às quartas-feiras. O Spetinho's Grill fará “picanha cremosa”, em forma de espeto, toda quarta-feira, acompanhada de costelinha com barbecue (porção). Já o Tip Top Bar fará o “bolinho de feijoada”, às terças-feiras, com creme de laranja e pimenta de alho e o Único Gastronomia traz o “sushi mineiro”, támbém às terças-feiras, que consiste em enrolado de tutu de feijão e couve recheado com linguiça, crispy de bacon, decorado com crispy de couve e pimenta biquinho.

O presidente da Acissp, Aílton Rocha de Sillos, falou sobre o projeto "Empreender", que surgiu na Europa e chegou até a América do Sul. Ele visa que os comerciantes apresentem produtos com qualidade, bom  atendimento e retorno financeiro. “A associação é parceira junto com a Prefeitura para consolidar e expandir o projeto e o nosso objetivo é que surjam mais núcleos e depois ele caminhe sozinho”, ressaltou.

Para o comerciante Danilo Fernando Frizelli, do Gê Lanches, “um festival desta natureza é importante porque divulgam os produtos vendidos em cada local, fazendo com que as pessoas visitem e provem”. Já na opinião de Francisco dos Reis Júnior, do restaurante Minas Grill, “o evento traz algo novo para o município ao divulgar nossa gastronomia, principalmente por contar com o apoio da Prefeitura e da Acissp, através do projeto Empreender”. Já Cyntia Dizaró, da Delicy Lanchonete e Saladeria, “a iniciativa é diferente e muito importante para o comércio da cidade; esperamos que a população compareça e goste”. Entre os cinco itens que constam na ficha de avaliação popular, constam atendimento, tempo de preparo, apresentação, preço e sabor, todos com três opções de classificação: satisfeito, indiferente e insatisfeito.

fotos: Adriano Rosa Silva