Beneficiários do BPC precisam se recadastrar no CadÚnico

17/04/2018

Mais de 530 moradores de São Sebastião do Paraíso precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Conforme explica Marcelo São Julião, gerente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura já iniciou em abril a convocação das pessoas com o envio de correspondências alertando sobre a necessidade de atualização do cadastro, com os documentos que precisam ser apresentados e o prazo para não perder a concessão. “A medida é necessária para garantir a continuidade do recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que contempla idosos e pessoas com deficiência”, justifica.

De acordo com informações da Secretaria, em Paraíso existem cerca de 1.087 pessoas com deficiência e 911 idosos que recebem o benefício. "Recebemos do governo uma lista com os nomes de aproximadamente 530 pessoas que estão inscritas e que precisam atualizar o cadastro", comenta Marcelo. De imediato a Prefeitura enviou correspondências para os integrantes da lista, convocando para a atualização dos dados. "Paralelo a isso, também já solicitamos ao Asilo São Vicente Paulo e à Chácara Pedacinho do Céu para que providenciassem a documentação necessária dos internos que precisam renovar o cadastro, o que já está sendo feito e vai adiantar todo este processo", explica.

Segundo Marcelo, as pessoas que não atualizarem os dados correm o risco de ter o pagamento do benefício suspenso. Devem refazer o cadastro quem recebeu comunicado ou que tenha atualizado as informações há mais de um ano. Pelo chamamento feito através das cartas que foram enviadas, o prazo concedido é até 31 de setembro. "Depois disso, faremos uma nova triagem para apurar quem ainda não se cadastrou e teremos um prazo até dezembro para finalizar o processo. Não queremos problemas e tumulto com quem deixa para última hora, quando o sistema fica sobrecarregado e alguém possa ser prejudicado", comenta.

Beneficiários do BPC — também conhecido como antigo Loas, precisam se inscrever no Cadastro Único. "Queremos frisar que está e uma exigência do Governo Federal e nós aqui da Prefeitura estamos apenas cumprindo as determinações que foram passadas", explica. Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário, necessitando apenas que more na mesma casa e que divida as responsabilidades com despesas e renda. Também é necessário registrar o CPF de todos os moradores da residência do beneficiário.

Além dos documentos pessoais como RG e CPF, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovantes de endereço, de renda e declaração escolar de pessoas de 6 a 18 anos. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social pelos telefones 3539-1029 e 3539-5206.

SERVIÇO  —  O credenciamento será feito nas três unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) existentes no município, localizadas na Avenida Delfim Moreira, nº 2.440, telefone 3539-5203 (Mocoquinha), Rua Francisco Pimenta de Pádua Jr., nº 125, telefone 3539-1076 (Santa Tereza) e Rua Geraldo de Paula Marcondes, nº 235, telefone 3532-1151 (distrito de Guardinha).