CNE aprova campus da Ufla em Paraíso

12/04/2018

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta quarta-feira, 11, a implantação do campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em São Sebastião do Paraíso. Este será o primeiro núcleo da Universidade fora de seu município de origem.

A notícia da aprovação foi dada com grande entusiasmo pelo deputado federal, Carlos Melles, que considerou esta uma das etapas mais importantes do processo, após o anúncio histórico de implantação feito pelo então ministro Mendonça Filho, quando esteve em visita à Paraíso, no último dia 29. “É de fato o início da concretização de um sonho de gerações. O campus federal em Paraíso é um projeto macrorregional, com a missão de gerar e acelerar o desenvolvimento para toda nossa região. É um presente para todos, uma vitória do trabalho e do compromisso com o cidadão”, disse Melles.

Segundo Mendonça, a decisão de implantar o campus na cidade obedece ao planejamento estratégico das universidades. “São elas que decidem, a partir do seu conselho universitário, para onde e como expandir, priorizando as vocações regionais – no caso de São Sebastião do Paraíso, a agroindústria, que tem uma força muito expressiva”, disse.

O próximo passo agora será buscar os recursos para licitar, ainda neste ano, as obras do campus da Ufla, que vai funcionar na área de 150 mil m², onde o Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc/MG) havia iniciado a construção de sua sede, no Jardim Mediterranèe. O valor total estimado pela instituição para as obras do campus é de R$ 36,3 milhões. As atividades devem ser iniciadas, em instalações provisórias, já no segundo semestre de 2018.

O reitor da Ufla, José Roberto Soares Scolforo, esteve no Ministério da Educação com o deputado, para agradecer o empenho do então ministro Mendonça Filho e também de seu novo substituto no cargo, ministro Rossieli Soares, e a toda equipe do MEC.

O prefeito Walker Américo Oliveira comemorou a notícia recebida e espera que os cursos possam vir o quanto antes para o município, pois, a Prefeitura já tem o espaço provisório para disponibilizar para a Universidade dar início aos trabalhos. “Após os trâmites legais nós aguardamos o início das obras do campus. A vinda da Ufla movimentará o comércio local, o mercardo imobiliário, o de serviços e certamente também dará ânimo aos estudantes e profissionais do ensino”, salientou.

Scolforo destacou que a implantação do campus da Ufla é uma responsabilidade enorme, pois, há muito tempo é esperada pela população do sudoeste mineiro, e, além disso, é a primeira e talvez a única unidade Ufla fora de Lavras. “Queremos que a população paraisense e de todo o entorno tenha a certeza de que este é um projeto que tem início e conclusão em um prazo razoável, mas principalmente com qualidade de ensino, de geração de ciência, tecnologias, e produtos inovadores, que irão nos permitir formar muito bem os nossos estudantes e também que arranjos produtivos locais sejam estabelecidos e gerem mais desenvolvimento para a região”, enfatizou.

Inicialmente, o campus Paraíso deve contar com quatro cursos, com 180 vagas por ano: bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), com duração de três anos, e três cursos de Engenharia (Produção, Industral e de Software), com duração de dois anos. Editais devem ser abertos para a realização de concursos para os funcionários do campus. Ao todo, 60 vagas para professores e 30 para técnicos devem ser criadas.