Prefeito conhece TCC para implantação de ciclovias

11/04/2018

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu em seu gabinete na tarde de quarta-feira, 11, a publicitária, arquiteta e urbanista Érika Moreira Coelho, que é paraisense e reside na cidade há 26 anos. Juntamente com o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Félix de Souza e a engenheira de trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira, eles foram apresentar um anteprojeto para implantação de ciclovias em São Sebastião do Paraíso.

Segundo Érika, esta modalidade de transporte — por bicicletas, está cada vez mais em uso pelo mundo. A atividade serviu de base para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade de Franca (Unifran), onde ela desenvolveu um projeto voltado para o município paraisense, pegando experiências do que já acontece em Sorocaba/SP e em Curitiba/PR.

“Fiz todo um embasamento teórico, com implantação da malha cicloviária tanto em mão única, dupla, segregadas na lateral direita das vias ou compartilhadas com a calçada”, explica. O seu projeto também contempla a implantação de paraciclos — estruturas de ferro onde a pessoa encaixa a bicicleta e trava e, ainda, bicicletários. Em Sorocaba, o custo foi de R$ 120 mil por quilômetro de ciclovia.

De acordo com a engenheira Walkiria, dentro do Plano de Mobilidade Urbana já estão previstas as ciclovias. “Existe a possibilidade de buscarmos recursos junto ao Governo Federal, apresentando um Plano Cicloviário, que pode ser realizado em etapas”, afirmou. “Isto está previsto no Plano municipal, bem como a busca de parcerias por meio da iniciativa privada”, completa.

O prefeito Walker parabenizou a iniciativa e considerou importante transformar a ideia em projeto. “Vamos diminuir a quantidade de veículos no centro da cidade, além de melhorias na qualidade de vida das pessoas e na parte ambiental também”, disse. Já o secretário Miguel Félix comentou que em alguns pontos de Paraíso há um movimento grande de pessoas que fazem caminhadas e ciclismo e um projeto desta natureza é bastante positivo.

Segundo Érika, a cidade é predominantemente ondulada e poderá haver alguma resistência por parte de comerciantes ou a própria população devido à retirada de vagas de estacionamento, sendo necessária uma campanha de conscientização — o que também está previsto no Plano de Mobilidade. O anteprojeto foi apresentado em mapas, contendo diversas opções, prevendo os prováveis destinos das ciclovias (que são elevadas) ou de ciclofaixas (que ficam no mesmo nível do pavimento). Outros encontros devem acontecer para amadurecer a implantação.

fotos: Denis Menezes