Mais três ruas da cidade ganham faixas elevadas

20/03/2018

Nesta terça-feira, 20, teve início as obras de construção de três novas faixas elevadas nas ruas da cidade por meio de uma  parceria entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, o Sicoob Nossocredito e a empresa Unimed “Fizemos no final de janeiro a implantação das oito primeiras faixas elevadas e já observamos que os resultados estão sendo positivos, mas ainda assim, continuaremos com as campanhas educativas”, explica a engenheira de trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira. A iniciativa, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, é de oferecer mais segurança ao setor e, principalmente, aos pedestres.

Conforme o departamento de Trânsito, esta nova fase abrange a implantação de faixas elevadas na  Avenida Wenceslau Braz entre a Rua dos Italianos e a Avenida Delfim Moreira. “No local está prevista a instalação de uma agência bancária e há necessidade, neste caso, de maior controle do trânsito, principalmente, dos pedestres”, justifica Walquíria.  A expectativa é de que no intervalo de quatro a cinco dias a obra esteja finalizada. Neste período haverá interdição do trânsito no trecho, com desvio do fluxo de veículos para ruas próximas.

Ainda de acordo com a Secretaria, existem outros dois trechos que ganharão faixas elevadas. Um na Rua Santa Luzia, próximo ao Complexo San Genaro — trecho que faz ligação com o bairro Jardim Coolapa e o outro ponto será na Avenida Delfim Moreira, no cruzamento com a Rua Francisco Guidi, ao lado da Unimed. “São dois locais importantes, onde há travessia das pessoas e é necessária a adoção destas medidas para proteger os pedestres”, explica Walquíria.

Estas obras serão feitas com material diferente dos realizados anteriormente e que foram bancadas pela Prefeitura que utilizou massa asfáltica. “Agora a construção será com o piso intervalado e que tem uma maior durabilidade”, anuncia a engenheira. O custo final está estimado entre R$ 10 a R$ 15 mil, conforme a largura da via. As primeiras faixas foram avaliadas inicialmente entre R$ 7 a R$ 10 mil.

Novas parcerias  —  O Sicoob Nossocrédito e a Unimed vão custear a compra do material e a mão-de-obra. “Os projetos destas empresas foram apresentados e analisados pelo Departamento de Trânsito que aprovou a viabilidade e autorizou as construções”, explica Walquíria. Foi assinado um convênio de parceria com o município e elas fizeram a contratação de uma empresa que será a responsável pela execução dos serviços. O município será responsável por executar a parte de sinalização no final dos trabalhos.

Ainda de acordo com a engenheira, existem muitos outros pedidos da comunidade para que sejam implantadas novas faixas elevadas em outras regiões da cidade. “Infelizmente neste momento não temos condições de atender a todas as solicitações. Caso alguma empresa tenha interesse em promover a parceria, nós avaliaremos a necessidade, o projeto apresentado e se tudo estiver dentro das conformidades, será firmado o acordo”, explica.

Walquíria Caetano disse ainda que a Secretaria de Segurança Pública continuará com as campanhas educativas junto à população. “Existem vários projetos voltados para este setor, inclusive nas escolas e é objetivo e determinação do prefeito Walker Américo que a população seja orientada neste sentido”, observa.