Prefeitura alerta contra danos na iluminação pública

13/03/2018

O setor de iluminação pública do município vem sofrendo há tempos com a ação de vândalos que estão agindo por toda a cidade. Conforme informações da Secretaria Municipal de Obras, há registros de danos aos postes e equipamentos em várias regiões. De acordo com Arineu Teodoro Duarte, que atende pela coordenação do setor, os atos de vandalismo trazem prejuízos para a Prefeitura e, principalmente, para a população. "Por isso que iniciamos esta campanha, incentivando as pessoas a denunciarem quem está agindo desta maneira para que providências sejam tomadas", comenta.

Arineu lembra que em 2017 Paraíso sofreu muito no início do ano em função de problemas na manutenção da rede elétrica. "Foi preciso um trabalho intenso para corrigir o que estava falho até chegarmos ao ponto que estamos atualmente, em uma situação aparentemente mais tranquila", admite Arineu. A situação não é totalmente favorável em função dos problemas causados pela ação dos vândalos que tem danificado o sistema de iluminação pública.

Os problemas estão sendo registrados em regiões distintas da cidade como é o caso das praças Olegário Maciel, Santo Antônio, São Judas, Nossa Senhora Aparecida e Verona. Nestes locais houve registro de furtos de fios elétricos e depredação de luminárias. Na Praça dos Imigrantes foi registrado o furto das luminárias instaladas no solo. Atos de vandalismo também ocorreram nos bairros Alto Paraíso, Santa Tereza, Parque Belvedere e Nascente do Paraíso. Nestes bairros houve a destruição de luminárias através de tiros e pedradas.

Conforme o coordenador do setor pela Prefeitura, este tipo de atitude de pessoas que danificam o patrimônio traz prejuízos a toda a população. "Infelizmente para fazer a manutenção é preciso recurso que hoje em dia anda escasso. É dinheiro público que está em jogo, então é preciso que se tenha consciência", avalia. Ele destaca que por menor que seja o valor, o que se gasta com os consertos dos danos, poderia ser utilizado na compra de outros materiais, remédio para a saúde entre outras questões.

Para coibir este tipo de atitude dos vândalos, a Prefeitura está desenvolvendo uma campanha incentivando para que a população denuncie quem esteja danificando a rede elétrica. A intenção é alertar quanto aos gastos desnecessários com essas ocorrências, onde esse dinheiro poderia ser revertido em benefícios de melhoria da própria iluminação pública. "Conclamamos as pessoas de bem e a população em geral para que denuncie quem estiver agindo em desfavor da sociedade, através do telefone 3539-1053", anuncia. O número é o mesmo que a população deve utilizar para solicitar manutenção e reparos no sistema. Denúncias contra atos de vandalismo também podem ser informados à Guarda Municipal através do telefone 153.

Conforme a Secretaria de Obras, desde a implantação do call center através da Prefeitura, foram recebidas 2.253 ligações. O setor realizou a manutenção em 5.027 pontos de iluminação pública através da contratação de uma empresa especializada na prestação deste tipo de serviço. O trabalho iniciado há um ano, em pouco tempo, apresentou um resultado positivo ofertando mais qualidade e segurança para a população.

fotos: Paulo Maria dos Santos