Embalagens são recolhidas em comunidades rurais

15/02/2018

Produtores agrícolas das Associações Rurais das Mercês e da Faxina participaram de uma ação coletiva para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O trabalho faz parte de um programa desenvolvido em parceria que envolve a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, uma empresa exportadora de café e a Associação de Preservação Ambiental das Cooperativas e Associação dos Distribuidores de Produtos Fitossanitários do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Apacass), entre outros órgãos. “Esta foi apenas a primeira etapa e resultou na coleta de mais de 900 quilos de embalagens”, comenta Marco Aurélio Alves de Paula.

As comunidades rurais das Mercês e da Faxina são as pioneiras no programa onde a parceria está sendo desenvolvida com a prestação de serviço e assistência ao homem do campo. O projeto tem entre os seus objetivos, a conscientização ambiental com a proposta de trabalhar temas relacionados à vida do produtor rural como a autoestima e desenvolvimento de potencialidades. A intenção é levar o programa para as outras associações de produtores rurais do município.

A proposta é desenvolver atividades que visam conscientizar os produtores em relação à responsabilidade ambiental. Trata-se de um programa  integrado, em vários aspectos, com vertentes referentes à preservação de nascentes, análise da potabilidade e vasão das águas e construção de fossas sépticas. Desde o segundo semestre de 2017 — quando foram iniciadas as primeiras ações de consultoria, os produtores passaram a receber atendimento e orientações para questões relacionadas a custos, tratos culturais — que são passos importantes para o processo de certificação das propriedades que também será oferecido. Também está sendo oferecido treinamentos e capacitação aos produtores, seus familiares e funcionários. Em janeiro foi realizada uma campanha relacionada à segurança do trabalho, com  uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Embalagens  — Uma das etapas do programa foi a realização de uma campanha voltada para o recolhimento de embalagens de agrotóxico. Através da parceria — que tem também a participação de órgãos como Copasa, Emater/MG, IMA, Senar e a Apacass, foi realizada a campanha de coleta do material nas comunidades das Mercês e da Faxina. “Foram recolhidas entre caixas de papelão, galões de plástico e vidro um volume superior a 900 quilos”, aponta Marco Aurélio.

Ele diz que esta ação é muito importante por atender aos produtores rurais que estão impossibilitados de fazer a entrega na central de embalagem. “Havia produtor que estava armazenando este material há quase três anos e é um risco muito grande”, aponta. Marco afirma que a medida ajuda a melhorar na qualidade de vida  e também na preservação do meio ambiente. “Temos como objetivo poder estender este programa para as outras comunidades rurais do município e teremos condições de ampliar significativamente este volume de recolhimento”, observa.