Segurança: Ruas de Paraíso ganham faixas elevadas

30/01/2018

Desde segunda-feira, 29, os condutores de veículos e pedestres de São Sebastião do Paraíso estão utilizando um novo dispositivo de trânsito em algumas ruas e avenidas da cidade. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil confirmou que foram concluídas as obras de instalação de faixas elevadas em oito pontos estratégicos na cidade. O prefeito Walker Américo Oliveira destacou que a iniciativa visa proporcionar mais segurança aos usuários de trânsito que, quando envolvidos em acidentes e necessitam ficar internados, geram custos elevados com despesas hospitalares aos cofres do município. “É mais uma ação de prevenção e educação de trânsito que estamos promovendo em nossa cidade”, observa.

O prefeito, o secretário de Segurança Pública, Miguel Félix de Souza e a engenheira de Trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira, vistoriaram as obras na manhã de terça-feira, 30. “Ao todo temos oito locais onde havia uma demanda e solicitações para melhoria no fluxo de trânsito” explica. Os pontos selecionados estão nas avenidas Wenceslau Braz, Monsenhor Mancini, Brasil, ruas Pimenta de Pádua e Placidino Brigagão e em frente ao prédio da Prefeitura, na Praça dos Imigrantes.

A construção de faixa elevada é uma iniciativa que tem chamado atenção dos motoristas e pedestres. Conforme o secretário Miguel Félix, são três fatores importantes que devem ser levados em consideração. “Ela melhora as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, amplia a visibilidades da travessia dos pedestres e  reduz a velocidade dos automóveis”, comenta. Ele acrescenta que não se trata de “lombadas” e que a construção tem muito mais a ver com a segurança do pedestre do que com a do motorista. “Por isso mesmo, a proposta é que essa faixa elevada esteja mais nivelada com as calçadas”, acrescenta.

Para o prefeito Walker, as faixas oferecem mais segurança ao trânsito e diminuem as ocorrências de acidentes. “Temos uma grande incidência de pessoas acidentadas, pedestres e, principalmente, motociclistas. Quando há necessidade de internação, temos em função disso um custo alto de manutenção para tratamento hospitalar e o objetivo é reduzir estes indicativos de acidentes nestes locais e consequentemente as despesas com estas situações”, aponta. Ele ressalta que as construções das faixas elevadas ocorreram mediante estudo de fluxo de veículos e pedestres.

O investimento para a construção das oito faixas elevadas foi de R$ 53 mil, com recursos vindos da arrecadação da zona azul. A obra é composta de piso tátil, canaleta de drenagem e faixa. A sinalização horizontal e vertical e a recomposição das calçadas foram feitos com recursos da Prefeitura. “Há muito tempo estávamos pesquisando e estudando a implantação deste dispositivo e está sendo executado conforme as condições financeiras que a Prefeitura nos possibilita”, acrescenta Miguel. Ele afirma ainda que o prefeito tem oferecido condições para que o setor execute as demandas surgidas e se estruture. “Estamos nos preparando para a municipalização do trânsito que deverá ocorrer no segundo semestre”, finaliza.

fotos: Denis Menezes