Solenidade marca criação do 43º BPM

23/01/2018

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira,23, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, marcou a criação do 43º Batalhão da Polícia Militar e a posse do Tenente Coronel Adriângelo Chaves de Souza, no comando da unidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades militares, judiciárias, políticas e lideranças da comunidade local e regional. De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, a criação do batalhão representa a presença de mais oficiais, novos policiais, viaturas que vão maximizar a demanda de enfrentamento da criminalidade e violência, na região de fronteira entre os estados de Minas e São Paulo, um sonho que se torna realidade”, diz a nota oficial do comando.

Prestigiaram o ato solene o coronel Helbert Figueró de Lourdes, comandante geral da PMMG; o Coronel André Agostinho Oliveira, subcomandante Geral da PMMG; o Coronel Frederico Antônio de Lima, Comandante da 18ª RPM MG; Coronel Mauro Lúcio de Moura Alves, comandante da 2ª Região de PMMG. Também participaram vários ex-comandantes da Polícia Militar em Paraíso e na região.

O evento contou ainda com a presença dos deputados Carlos Melles (federal), além de Antônio Carlos Arantes e Emidinho Madeira que integram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também compareceram mais de uma dezena de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de toda a região, que foram recepcionados pelo prefeito Walker Américo Oliveira e pela vice-prefeita, Dilma Aparecida de Oliveira. Foram registradas as presenças de representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara Municipal, Delegacia Regional de Polícia Civil e da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Guarda Municipal que colaborou na elaboração do cerimonial, também esteve presente, através do secretário municipal de segurança, Miguel Félix de Souza e seus comandados.

A solenidade teve vários atos, sendo que inicialmente foi lido o histórico do 43º BPM, criado a partir da Resolução nº4.638, de 27 de dezembro de 2017. O Batalhão passou a existir desde 2 de janeiro de 2018, com a elevação da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente. Antes o 43º BPM pertencia a extinta unidade de Governador Valadares (MG). Agora o órgão abriga ainda a 95ª Cia da PM que estará em sua própria sede, além da 79ª Cia PM, de Guaxupé. Além de  Paraíso serão atendidas as cidades de Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino, Arceburgo e Itamogi, e os distritos de Guardinha e Milagre. Também integram a unidade os municípios de  São Pedro da União, Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Nova Resende e Bom Jesus da Penha.

Durante a leitura da nota do comando foi anunciado que a elevação da Companhia de Polícia para Batalhão em Paraíso representa a chegada de mais policiais, oficiais e viaturas.  A unidade já foi dotada de mais armamento para atender a demanda de enfrentamento a criminalidade com novos fuzis e carabinas calibre 5 e 5.6, Será adotada uma série de medidas que visam fortalecer o policiamento na região que é de divisa com o Estado de São Paulo. A medida estratégica integra o projeto de se criar um cinturão de segurança na área atendida visando melhorar a prestação de serviço ao cidadão e maior participação social, transformando o sonho em realidade.

Na despedida do Tenente Coronel Joelmar Lucas de Andrade que passa a integrar o quadro de Oficiais da Reserva foram mencionadas palavras de agradecimento e destaca a sua dedicação. Ainda foram expressados votos de felicidade na nova fase da vida. Na ocasião foi inaugurado o quadro com a foto oficial e entregue uma placa de agradecimento.

Ao novo comandante Tenente Coronel Adriângelo Chaves de Souza, que anteriormente comandou o 66º BPM, em Betim, foram dadas as boas vindas. Diante dos desafios que irá enfrentar foi ressaltado que ele possui perfil de atuação, é abnegado, tem gestão pró-ativa e auto rendimento para o exercício da função. Em suas palavras ele enfatizou que há uma semana reside na cidade que faz jus ao sobrenome. “Vi os velhos nas praças, jovens namorando, pessoas caminhando sem pressa”, disse. Esta tranquilidade e o semblante sereno da população nas ruas faz aumentar a responsabilidade da sua missão em comandar uma das forças de segurança de Paraíso e região.

Antes do encerramento da solenidade foi realizada  a entrega da Bandeira da Insignia Emoldurada. Na seqüência, fez-se a leitura da síntese curricular do novo comandante. Ele disse que a segurança é responsabilidade de todos. “É mais fácil reduzir a criminalidade do que devolver a tranquilidade ao povo” comentou.

VEJA MAIS FOTOS desta solenidade em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes