Prefeito e vice participam de reunião do CMDRS

12/01/2018

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizaram na quarta-feira, 10, a primeira reunião de 2018. O encontro contou com a presença do prefeito Walker Américo Oliveira e a vice, Dilma Aparecida de Oliveira. Ele ratificou o apoio da administração ao setor falando da importância que a produção agrícola possui na economia do município. “Sabemos que vocês são fortes geradores de emprego e renda em nossa cidade, desenvolvem uma atividade que está em crescimento a cada dia e a nossa intenção é manter esta parceria e melhorar o atendimento no que for possível”, anunciou.

A reunião teve a participação também dos secretários José Antônio Cintra (Obras), Yara de Lourdes Souza Borges (Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente), representantes da diretoria da Comissão Governamentista do Sindicato dos Produtores Rurais (Sindpar), agora encabeçado por Roberto Rezende Pimenta Filho (Betô) e Daniel Alves Pinto. Já o Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi representado pelo presidente Izídio Barbosa dos Santos. Também participaram membros de todas as Associações de Produtores Rurais, do Banco do Brasil e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp).

Conforme Yara Borges, a presença do prefeito e da vice-prefeita junto aos produtores é muito importante. “Foram transmitidas muitas informações sobre o que a administração está realizando e como o governo municipal está funcionando. Foram tratados de diversos assuntos como as finanças, a situação da Prefeitura, os projetos que estão sendo desenvolvidos. Com isso as notícias chegam aos produtores, aos seus familiares e aos trabalhadores de maneira geral a informação se multiplica”, avalia a secretária.

Ela destacou a presença dos representantes dos sindicatos e dos membros das associações. “Quanto maior representatividade melhor. Falamos a respeito da necessidade de fortalecer a todas as entidades que estão envolvidos com o nosso setor. O Sindpar está se organizando e vai ter sua nova diretoria, é importante estarmos juntos, participarmos desta reorganização porque vai refletir para o desenvolvimento de um setor que é tão importante ao nosso município”, esclarece.

Para o prefeito Walker, este é o momento de traçar metas, formar parcerias. “Falamos da nossa realidade enquanto prefeitura, o quanto evoluímos neste primeiro ano de aprendizado. Temos desafios, mas estamos avançando buscando condições para que tenhamos um crescimento mais expressivo em todos os setores”, disse. A vice-prefeita Dilma Oliveira salientou a importância de ouvir as demandas e atender ao setor rural. “Temos a vocação para a agricultura, por isso é necessário que criemos e incentivemos a implantação de políticas públicas também voltadas para o desenvolvimento desta área”, assegura.

Ainda durante a reunião Roberto Rezende Pimenta Filho falou sobre a situação do Sindpar, quando pediu apoio e participação dos produtores. Ele destaca que não há dívidas, masque é preciso reestruturar. “Temos agora de olhar para frente, transformar o sindicato para que ele possa realmente se tornar um prestador de serviços ao produtor”, anuncia. Os dirigentes se comprometeram a ter maior participação junto às reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário.

De acordo com o chefe de departamento Marco Aurélio Alves de Paula, para 2018 haverá a continuidade do Programa de Fomento a Horticultura (PFH) — responsável pela produção de cerca de110 mil mudas de hortaliças ao mês. “Existem outras ações que já estão sendo trabalhadas como a possibilidade de aquisição de mais implementos para atenderas comunidades rurais. Já foram iniciadas as programações do plantio de 2018”, enumera.

O município renovou o convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Belo Horizonte, e continua desenvolvendo um projeto em parceria com a empresa Olam Exportadora. “Já de inicio faremos em breve uma campanha  de devolução de embalagem de produtos agrotóxicos, em parceria com a Associação de Preservação Ambiental das Cooperativas e Associação dos Distribuidores de Produtos Fitossanitários do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Apacass)”, completa Marco Aurélio. “Todos ficaram satisfeitos com a reunião. Ficou claro que nesta administração o produtor terá voz e vez e será tratado com prioridade”, finaliza.

fotos: Denis Menezes