Prefeitura pleiteia recursos para troca de computadores

04/01/2018

Obsoletos! Assim podem ser considerados cerca de 900 computadores, entre estações de trabalho, notebooks e servidores de dados da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. Algumas máquinas operam com sistema Linux, mas a maioria ainda utiliza Windows XP, a versão 7 e a 2012 Server R2 — muitos com mais de oito anos de uso e necessitando de versões atuais de hardware e software. A administração busca um financiamento de R$ 3 milhões na Caixa Federal, através do Programa de Modernização da Administração Tributária (Pmat). O projeto de lei que autoriza o convênio está em tramitação na Câmara.

De acordo com Gustavo de Paula, chefe do departamento de Informática da Prefeitura, sempre há necessidade de atualização de computadores, pois surgem novos aplicativos, versões de sistemas operacionais e de segurança, sistemas de acesso a bancos, novos browsers para navegar, como, também, novas versões de vírus para danificar as máquinas. “Se elas não estiverem atualizadas, serão dominadas pelos malwares mais avançados, pois não existem mais versões de aplicativos que funcionam neles”, explica. Constantemente máquinas ficam lentas, travadas e demoram para ligar devido à infestação de vírus, prejudicando sistemas de protocolo de atendimento à população e marcação de consultas.

Gustavo fala também dos riscos em não se fazer estas atualizações. Segundo ele, um computador desatualizado não pode acessar sistemas bancários para realização de serviços rotineiros desempenhados pelos setores de Contabilidade e Tesouraria. Outro exemplo é a infestação desses computadores por vírus que atacam os servidores de dados, tentando quebrar o sistema de segurança das máquinas, congestionando a rede e impedindo o uso desses dados. “Sistemas de Saúde, Contabilidade, Recursos Humanos, folha de pagamento, Compras e Licitações são os principais alvos dos hackers, que entram neles para obter e modificar informações, provocando até mesmo a destruição desses dados”, comenta.

A Prefeitura está solicitando à Caixa Federal um recurso disponível pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Pmat, na ordem de R$ 3 milhões. O dinheiro será utilizado para a modernização da Secretaria de Planejamento e Gestão (área meio) e, a partir daí, o município terá condições de comprar novos computadores, suprindo a necessidade do setor de Informática. De imediato, o ideal seria a aquisição de aproximadamente 450 máquinas e, em uma segunda oportunidade, seria feito um novo levantamento para novas compras.

fotos: Denis Menezes