Paraíso terá Batalhão da Polícia Militar

02/01/2018

A partir do dia 2 de janeiro de 2018, o município de São de Sebastião do Paraíso passará a abrigar o 43º Batalhão da Polícia Militar da 18ª Região. A mudança de categoria significa melhoria de estrutura para a corporação e aumento de efetivo para a cidade.

A elevação da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso a Batalhão da PM foi divulgada na quarta-feira, 27, no diário interno da PM de Minas Gerais (PMMG), através da Resolução nº 4638, assinada pelo comandante-geral, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes.

O 43º BPM responderá pelas 95ª e 79ª Companhias de Polícia Militar, que compreendem os Pelotões de São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Guaxupé, Muzambinho e Nova Rezende, com Grupamentos de São Tomás de Aquino, Arceburgo, Itamogi, São Pedro da União, Guaranésia, Juruaia, Monte Belo e Bom Jesus da Penha.

Desde o início do ano vinham sendo feitas tratativas para isto se tornar realidade. A promessa ganhou força com a posse do novo comandante, tenente-coronel Joelmar Lucas Andrade, que à época ressaltou que trabalharia para elevar a Companhia a Batalhão, melhorando, assim, a estrutura da PM na cidade e na região.

Um dos fatores que viabilizaram a instalação do Batalhão em Paraíso foi a disponibilidade do Município em ceder uma área para a construção de uma nova sede para a PM, próxima ao Corpo de Bombeiros, em anexo ao Centro Social Urbano (CSU I). “Uma das grandes preocupações da nossa Administração é com a Segurança Pública. Por isso, temos feito tudo o que é possível para melhorar a estrutura e as condições de trabalho da nossa Guarda Municipal, e também das Polícias Civil e Militar da nossa cidade. A instalação do Batalhão é uma conquista que esperamos há muito tempo. É um compromisso que os nossos deputados Carlos Melles e Antonio Carlos Arantes, juntamente com o ex-comandante da 18ª Região da PM de Poços de Caldas, Mauro Alves, fizeram e estão cumprindo. Há anos eles vem trabalhando para que Paraíso tivesse um Batalhão da PM, e agora isto se concretizou. Certamente trará um grande reforço para o policiamento do Município e região”, destacou o prefeito Walker Américo Oliveira.

De acordo com a resolução publicada pelo gabinete do Comando Geral da PMMG, as unidades operacionais envolvidas nessa implementação terão o prazo de 30 dias para se adequarem às mudanças. A assessoria de comunicação da 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas informou que ainda não há data marcada para a cerimônia de transmissão, que oficializará a mudança da 20ª Cia. Ind. PM para 43º Batalhão. Também ainda não há detalhes de como ficará a transição em termos organizacionais e estruturais.

NOVO COMANDANTE

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu na tarde de segunda-feira (2) em seu gabinete, o tenente coronel Joelmar Lucas de Andrade. O comandante da 20ª Cia. Independente de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso veio se despedir de suas funções na cidade e comunicar a vinda do novo comandante, tenente-coronel Adriangelo Chaves de Souza, em solenidade de troca de comando prevista para o dia 25 de janeiro.

Durante o encontro, ambas as autoridades ressaltaram que, a partir desta data, 2 de janeiro, o município paraisense passa oficialmente a abrigar o 43º Batalhão da Polícia Militar da 18ª Região. “É um ganho muito grande para a cidade, valoriza os policiais e, com planejamento, haverá conquistas a curto, médio e longo prazo, como aumento de efetivo, cursos de formação de soldados e até uma nova sede para o recém-criado Batalhão”, destacou o tenente-coronel Joelmar. O prefeito Walker agradeceu a atuação e empenho do tenente-coronel à frente da 20ª Cia. “A sua vinda trouxe enorme ganho para a segurança pública do município, fizemos um trabalho conjunto e parceiro, inclusive para a vinda do Batalhão”.

foto: Denis Menezes

1. Paraíso terá Batalhão da PM