Ruas ganham “quebra molas” e terão faixas elevadas

24/11/2017

Com o objetivo de ofertar mais segurança aos condutores de veículos e pedestres em São Sebastião do Paraíso, a Prefeitura, por meio das secretarias de Obras e Segurança Pública, realizaram a implantação de ondulações transversais — os populares “quebra molas” em ruas e avenidas da cidade. Já a partir da próxima semana, a Cetenge Engenharia deverá iniciar a construção de faixas elevadas em locais considerados como prioridade no controle do fluxo de trânsito. A empresa foi a vencedora do processo de licitação para realizar este serviço.

Os primeiros trabalhos foram concluídos na semana passada quando instalaram quebra molas em três diferentes regiões da cidade, como foi o caso das avenidas Brasil, Monsenhor Felipe e Rua Pinto Ribeiro. "Em todos estes locais existem solicitações de moradores e usuários, também realizamos estudos sobre o fluxo do trânsito e a viabilidade destas instalações", explica a engenheira de trânsito, Walquíria Caetano de Pádua Vieira.

A engenheira ressalta que na Rua Pinto Ribeiro, por exemplo, no trecho onde se instalou um quebra molas, xiste um cruzamento perigoso, com a Travessa tenente José Joaquim. “É um local de inclinação, mas que permite esta construção. Trata-se de um lugar onde os condutores imprimem velocidade e onde temos registrados alguns acidentes, devido à falta de visibilidade de quem quer atravessar e o excesso de velocidade para quem está subindo, onde o limite é de 30 km/h”, avalia Walquíria. Nos outros dois locais, a resposta é semelhante, sendo as medidas adotadas para coibir os abusos em relação aos limites estabelecidos.

Ela justifica que estas obras não são realizadas aleatoriamente e seguem normas, padrões e técnicas dentro da legislação existente. "Estas medidas podem até ser impopulares, mas são feitas visando a segurança. Se houvesse respeito às regras de trânsito, não seria necessária a implantação destas medidas", avalia. Recentemente a Secretaria de Segurança Pública também havia efetuado mudanças no estacionamento de veículos em partes da Rua Placidino Brigagão, no centro. "Reduzimos em alguns trechos uma faixa de trânsito,ampliando as vagas para as pessoas estacionarem", comenta.

Faixas elevadas — Na próxima semana deverá ter início a construção de faixas elevadas em algumas vias da cidade. “A Cetenge Engenharia foi a ganhadora da licitação e, na terça-feira, 21, ocorreu a assinatura do contrato com a Prefeitura. Nos próximos dias faremos visitas aos locais para fechar os detalhes de onde serão feitas estas construções”, anuncia a engenheira. Ela assegura que o objetivo é ofertar maior segurança a todos os usuários.

De acordo com a Secretaria de Trânsito, as faixas elevadas serão construídas na avenida Brasil próximo à Praça dos Ferroviários, na Placidino Brigagão em frente ao Colégio Objetivo, na região da Lagoinha próximo à Prefeitura. Também haverá construções na Rua Pimenta de Pádua em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Wenceslau Braz nas proximidades da Libertas Faculdades Integradas. “As medidas visam a segurança de todos e nós atuamos para atender o interesse coletivo e não o individual”, conclui a engenheira.