Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Destec-HF confirma sucesso e prepara edição 2018

26/10/2017

A realização da 2ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico em Hortifruti (Destec-HF) ocorrida na quarta-feira, 25, no Parque de Exposição João Bernardes Pinto Sobrinho, em São Sebastião do Paraíso, confirmou o sucesso do evento entre produtores e expositores. Foram realizadas quatro palestras sobre temas diversos relacionados a hortifrutis e também sobre o cultivo e comércio de flores, uma nova tendência de mercado que começa a ser desenvolvido no município. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e a empresa Via Verde Consultoria anunciam que já iniciaram os estudos para a realização da terceira edição em 2018.

A feira de difusão tecnológica reuniu cerca de 15 empresas ligadas a setores como irrigação, plantio protegido, sementes, insumo, equipamentos, revenda e serviços diversos. O objetivo proposto para a Destec-HF desde a sua primeira edição em 2015 é o de apresentar novas tecnologias, tendências de mercado e técnicas de produção, ressaltando a potencialidade dos setores abordados. O evento reuniu participantes de mais de 20 cidades da região entre produtores e expositores.

A abertura foi realizada pela vice-prefeita, Dilma Oliveira, que destacou a importância do setor para o município. “A nossa economia depende muito da agricultura e temos em vocês produtores rurais uma força importantes para a geração de emprego e renda em nossa cidade”, anunciou. O prefeito Walker Américo Oliveira, também esteve na 2ª Destec-HF. “Vocês estão de parabéns, por esta realização, estão em busca de conhecimento, de novidades e nós continuaremos fazendo o que for preciso dentro da administração para ofertar condições de melhorar e ampliar a produção e oferecendo estradas em condições para escoar a produção, como já temos feito patrolando as estradas,reformando pontes e mata-burros e promovendo estes eventos para auxiliar o setor”, disse.

Paulo César Stripari, técnico agrícola em Passos, participou do evento pela segunda vez. “A feira é bastante técnica,apresenta muitas novidades e apresenta soluções para os problemas do setor. Vejo com grande importância e considero de muita valia, porque saio daqui satisfeito pelas informações obtidas. Quem tem interesse na área aqui tem soluçao”, comenta. O vereador Wellington dos Reis Santos, o Tom, de Fortaleza de Minas  também é produtor de figo e veio atrás de novas informações. “A gente vê que o pessoal está no caminho certo, e busca de melhoramento. Dependemos da fruticultura e a feira é algo muito bom para a gente da região que estamos buscando crescimento e aqui encontramosas informações certas”, avalia.

O prefeito de São Tomás de Aquino, José Carlos Pimenta foi um dos participantes da Destec-HF. “Estamos tentando implantar em nossa cidade um trabalho semelhante ao que é feito em Paraíso, ligado a horticultura e viemos aqui conhecer como funciona e quais são as novidades do setor. É importante aprender, principalmente em um lugar onde tem muita informação e pessoas que já estão no meio e são dispostas a nos ajudar, vale muito”, afirma. Ele disse ainda que hoje se faz necessário ter conhecimento para se obter melhores resultados. “Aqui aprendemos a fazer bem feito e do jeito certo”, completa.

Produtor de HF na região do Barreiro, em Paraíso, Cleiton Moreira Amancio, avalia como muito boa a realização da feira e a participação dos companheiros no evento. “Mostra que estamos diversificando e o foco não é só café. Existem alternativas e mercados diferentes como para nós que produzimos hortaliças e a cada ano aumentamos a variedade a produtividade”, analisa. Ele frisa que a Destec é oportunidade de buscar informação e conhecimento. “Temos acesso as novidades em tecnologia e produtos para serem utilizados no campo. Todos estão colaborando e com esta mesma união nossos mercados só tendem a crescer cada vez mais”,observa.

Próxima  edição — Para a secretária Yara de Lourdes Souza Borges o resultado final da feira foi excelente, com bom número de participantes. “O pessoal vem comparece, tira suas dúvidas nas palestras que são oferecidas dentro do contexto que eles precisam”, comenta. Ela reafirma que o sucesso do empreendimento é um estímulo para já começar a pensar no evento do próximo ano. “Sem dúvida já começamos a olhar para 2018 e planejarmos uma nova organização para atendermos os anseios dos nossos produtores rurais”.

Parceiro na organização da 2ª Destec-HF, Henry Pimenta, consultor da Viia Verde, avalia a feira como muito positiva.“Foi um trabalho de superação em alguns momentos, devidos a alguns problemas técnicos que foram superados. É uma feira que foi muito bem aproveitada com várias novidades, com especialistas em hidroponia, cultivo de figo verde e a novidade que é o plantio de flores que pode ser um novo mercado em nossa região”. Ele afira que o alcance da feira supera os limites do município. “O pessoal da região e local, dão muito valor a tudo isso e é uma fator que nos estimula a nos preparar para a próxima Destec-HF em 2018”, finaliza.

fotos: Roberto Nogueira