Prefeitura divulga programação da Semana do Idoso

22/09/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso preparou diversas atividades para as comemorações da Semana do Idoso de 2017. As ações fazem parte do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, comandado pela vice-prefeita Dilma de Oliveira e também em conjunto com o Conselho Municipal de Direitos do Idoso, órgão que iniciou neste ano um trabalho de reestruturação, com eleição da nova diretoria e maior participação dos conselheiros.

A Semana do Idoso terá inicio com a realização de uma caminhada comemorativa, na segunda-feira. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro ocorrerão palestras no período da manhã no anfiteatro do Ceduc (Avenida Wenceslau Braz, 1.080 – Lagoinha). O encerramento contará com atividades recreativas e sorteio de brindes na Praça da Estação. Destaque da programação acontece na quarta feira, 27, no período das 13h30 às 17h, quando haverá a “Tarde da Beleza”, no Asilo São Vicente de Paulo com a ajuda de voluntários.

Em Paraíso, o Conselho Municipal de Direitos do Idoso foi criado por meio da Lei municipal 4.456/2014, de autoria da então vereadora Dilma Oliveira. Foi em março deste ano que ocorreu a formação oficial do conselho, com  a eleição e a posse de seus membros. “O Conselho do Idoso é um órgão paritário, consultivo e deliberativo, que visa formular, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas municipais voltadas ao idoso”, esclarece a secretária.

Para a presidente do conselho, Paula Martins Pimenta, tem sido realizado um grande e intenso trabalho em favor das pessoas da terceira idade. “O grande desafio é estar à frente do Conselho, mas também muito prazeroso, uma vez que todos os seus membros e colaboradores têm se dedicado muito ao trabalho desenvolvido. Prova disso é a realização da Semana do Idoso em tão pouco tempo, com uma programação que visa tanto comemorar as conquistas desse segmento, mas também informar os idosos sobre seus direitos”, comenta.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO
Promoção: Conselho Municipal de Direitos do Idoso

Segunda, dia 25, das 8h30 às 12h: Caminhada comemorativa, com saída da Arena Olímpica João Mambrini até a praça comendador José Honório.

Terça, dia 26, das 8h30 às 12h: Apresentação Cultural com os músicos Ângela e Arthur e os Seresteiros Mirins. Relato de experiência com Zilda Fátima de Almeida e seu filho Matheus Soares de Almeida Silva. Palestra "A Importância do Cuidar", com equipe interdisciplinar do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Local: anfiteatro do Ceduc (Avenida Wenceslau Braz, 1.080 – Lagoinha).

Quarta, dia 27, das 8h30 às 12h: Apresentação Cultural com o Coral do Asilo São Vicente de Paulo. Palestra "Direitos do Consumidor Idoso", com advogado Fábio Martins de Lima (coordenador do Procon local). Local: anfiteatro do Ceduc.

Quinta, dia 27, das 15h às 17h: Tarde de Beleza com os idosos do Asilo São Vicente de Paulo.

Sexta, dia 28, das 8h30 às 12h: V Seminário do Idoso, com o tema "Envelhecimento". Presença do promotor Rodrigo Colombini e equipe interdisciplinar do Asilo São Vicente de Paulo. Local: anfiteatro do Ceduc.

Sábado, dia 29, das 8h30 às 12h: Momento de Lazer "Bem Viver Bem", com equipe multidisciplinar do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realização de atividades físicas, de socialização e sorteio de brindes. Presença da Casa Anahata Yoga. Local: Praça da Cultura.