Paraíso volta a fazer parte do mapa do turismo brasileiro

19/09/2017

São Sebastião do Paraíso voltou a integrar o mapa do turismo brasileiro. O município está na lista entre as 276 cidades que foram incluídas no roll daquelas que possuem vocação turística e que os gestores querem trabalhar o setor para desenvolver a economia, gerando emprego e renda. Segundo informações do Departamento de Turismo da Prefeitura, a medida possibilitará que Paraíso volte a receber ICMS Turístico e indicações de recursos governamentais para o desenvolvimento de atividades nesta área.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas — um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. Em Minas Gerais o mapa do turismo quase dobrou de tamanho. Em comparação ao ano passado, foram incluídos 276 municípios, passando de 279 para 555 cidades com vocação turística.

De acordo com o novo mapa, 87 municípios estão nas categorias A, B e C — considerados os que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais e oferecem melhor infraestrutura. Paraíso recebeu classificação C e está entre as cidades que possuem fluxo turístico. “Fizemos toda a atualização dos documentos do município junto ao governo e também voltamos a integrar o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras; são fatores importantes para que voltássemos a integrar os mapas oficiais de turismo em Minas e no Brasil”, descreve Merícia Bonfim, do departamento de Turismo da Prefeitura.

Desta forma, a partir de agora, o município está apto a receber indicações para o desenvolvimento de projetos pelo Ministério do Turismo. Outra medida que também passará a ser incrementada a partir de 2018 é o recebimento de ICMS do setor através do Estado. Segundo a responsável pelo setor de Turismo da Prefeitura, a iniciativa em resgatar a cidade com a representação junto à União e ao Estado reforça o desejo do prefeito Walker Américo Oliveira em trabalhar para fortalecer este setor, desenvolver a economia e a geração de emprego em São Sebastião do Paraíso.

foto: Jucelino Dias