Secretaria promove capacitação sobre Economia Solidária

31/08/2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na quarta-feira (30), encontro de capacitação sobre Economia Popular Solidária, com a participação expressiva de artesãos e feirantes do município. O encontro foi conduzido por Gilberto Ribeiro, secretário de Assistência Social de Passos, e gestor do Fórum Sul Mineiro de Economia Popular Solidária, e por Sheila dos Reis de Souza, artesã, coordenadora do Fórum Regional de Economia Popular Solidária.

Participaram do encontro a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Dilma Oliveira, o presidente da Câmara, Marcelo de Morais, a vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, o coordenador da Escola do Legislativo, Rafael Flávio da Silveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiane Bindewald, o presidente da Associação Feira da Estação, Luiz Moreira, artesãos, pequenos produtores rurais e pequenos empreendedores, e servidores municipais das secretarias de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agropecuário, Saúde e Educação.

Gilberto Ribeiro explicou que as ações da Economia Popular Solidária são iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, redes de produção, comercialização e consumo, cooperativas de agricultura familiar, entre muitas outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias que participam.

Sheila apresentou dados e experiências sobre as Feiras Regionais da Economia Popular Solidária (EPS), que somam 11 feiras em diversas regiões do Estado, organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária e prefeituras. A coordenadora do Fórum Regional Economia Popular Solidária incentivou os artesãos e feirantes locais a participarem mais ativamente destas feiras, incentivando a criação do Fórum do Sudoeste Mineiro de Economia Popular Solidária. “Nós vamos realizar um seminário sobre a Economia Popular Solidária para encantar o pessoal, fazer a inclusão mesmo, por que o nosso Fórum, estas 35 cidades, será um Fórum muito atuante. Houve uma participação aqui muito grande, com uma turma boa. Eu acredito muito na Economia Solidária, eu abracei esta causa”, afirma a artesã.

A vice-prefeita e secretária Dilma Oliveira ressaltou as ações apresentadas. “A Economia Popular Solidária é um tema pelo qual tenho muito carinho, pois nos leva a olhar para nossos pequenos produtores, nossos artesãos, feirantes, trazendo uma real alternativa econômica e social para eles, neste momento tão preocupante, de crescente desemprego em nosso país. Através deste trabalho, podemos vislumbrar também a inclusão produtiva da população mais vulnerável de nossa sociedade, o que é um dos maiores desafios de assistência social. Podemos também buscar a inclusão econômica das mulheres que atendemos no Conselho Municipal de Direitos da Mulher, que precisam recomeçar suas vidas”.

fotos: Cristiane Bindewald