Coleta Seletiva: E.M. Noraldino Lima vence Gincana

31/08/2017

Escola Noraldino Lima vence 1ª fase de gincana sobre coleta seletiva

A Escola Municipal Noraldino Lima (centro) foi a vencedora da primeira fase da Gincana Municipal de Coleta Seletiva promovida pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O concurso é uma realização conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente com a de Educação, com apoio da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp). O evento de premiação foi realizado na terça-feira, 29 de agosto, através Associação de Desenvolvimento Ambiental dos Amigos de Paraíso (Adaap) apoiadora do concurso.

A gincana tem como objetivo incentivar a separação e destinação correta de resíduos recicláveis em Paraíso. Cada escola deverá recolher e destinar à coleta seletiva os materiais que são juntados. Através da Acassp é feita a pesagem e a remoção nas sextas-feiras. As informações de todo o volume apurado são lançadas em uma planilha com os dados do que é recolhido em cada semana. São considerados a quantidade e o número de alunos de cada escola.

Conforme o regulamento, a cada bimestre é feita uma classificação. Na primeira fase a campeã em arrecadação foi a Escola Municipal Noraldino Lima que fez  recolhimento de 10.405 quilos de recicláveis. A organização da gincana divulgou que foram 417 alunos participantes, com a média de 24,95 quilos por aluno. Em 2º lugar ficou a E.M. Hilda Borges Pedrosa (Veneza), que recolheu 933 quilos. Ao todo a campanha recebeu nesta fase mais de 12 toneladas de recicláveis com a participação de 1.578 alunos, entre nove estabelecimentos envolvidos.

A solenidade de premiação desta primeira fase ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, com a participação de funcionários, diretores das escolas e da secretária municipal de Educação, Maria Hermínia Preto de Oliveira Campos. “O resultado é fruto do empenho dos alunos, participação das famílias e da comunidade que tem nos apoiado e motivado”, conta a vice-diretora Eneida Maria Dionízio Pádua. Ela acrescenta que a questão da preservação do meio ambiente é um tema transversal trabalho pelos professores de diferentes disciplinas e envolve todos os alunos dos turnos matutino e vespertino.

Ainda de acordo com o regulamento, para esta primeira fase da gincana a Adaap ofereceu a premiação de R$ 1 mil. A escola que obteve o primeiro lugar ganhou R$ 500,00, o segundo lugar, R$ 300,00 enquanto que a terceira clocada ficou com R$ 200,00. Ainda restam outras duas etapas com premiação no final de setembro e novembro quando a sala de aula da escola vencedora que mais participou da campanha terá de um dia de lazer nas dependências da Estância Hidromineral e Hotel Fazenda Termópolis.

Veja a classificação da primeira fase da Gincana Municipal da Coleta Seletiva 2017:

- Escola Interventor Noraldino Lima (centro): 10.405 quilos, 417 alunos participantes e média de 24,95/aluno.
- Escola Hilda Borges Pedrosa (Veneza): 933 quilos, 123 alunos participantes e média de 7,58/aluno.
- Associação de Amigos do Autista e Psicóticos (Ama): 124 quilos, 30 alunos participantes e média de 4,13/aluno.
- Colégio Galileu: 400 quilos, 280 alunos participantes e média de 1,42/aluno.
- CMEI Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América): 373 quilos, 132 alunos participantes e média de 2,82/aluno.
- CMEI Antonino José Amorim (Vila São Pedro): 242 quilos, 206 alunos participantes e média de 1,17/aluno.
- CMEI Vinício Scarano (Jardim das Paineiras): 101 quilos, 126 alunos participantes e média de 0,8/aluno.
- CMEI João XXIII (Santa Tereza): 98 quilos, 152 alunos participantes e média de 0,64/aluno.
- CMEI Inês Ferreira Marcolini (São Judas): 0 quilo, 112 alunos participantes e sem média.

fotos: Susana Souza