Prefeitura discute elaboração do Orçamento 2018

23/08/2017

Servidores que atuam com empenho e liquidação nas secretarias municipais da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, juntamente com os titulares das pastas, tiveram uma reunião na tarde de quarta-feira (23) para discutir a elaboração do Orçamento de 2018 – calculado em R$ 185 milhões. O encontro foi solicitado pelo prefeito Walker Américo Oliveira, que participou e deu o tom do debate, chamando todos à responsabilidade pela execução da peça.

O projeto de lei será encaminhado à Câmara até 31 de agosto e os vereadores tem quatro meses para analisar, modificar e aprovar a peça orçamentária. O prefeito pediu “pé no chão” e que cada setor faça os ajustes necessários para que os valores estejam dentro da realidade financeira do município. “Não adianta estimarmos uma receita ilusória e termos uma arrecadação inferior ao esperado, pois no final das contas teremos mais dívidas a pagar, salários atrasados, fornecedor sem receber, e não queremos isso!”, afirmou.

A reunião foi conduzida pelo gerente orçamentário contábil, Alfredo Dias da Silveira, que atua na Secretaria de Planejamento e Gestão. Ele apresentou números comparativos do que fora estimado para o orçamento de 2017 e o que, até agora, foi arrecadado e executado. Segundo ele, se não houver cortes, a Prefeitura pode fechar o ano com cerca de R$ 10 milhões em restos a pagar. Alfredo lembrou também que 2018 é ano eleitoral e a lei veda repasses de recursos por parte dos governos federal e estadual, diminuindo a expectativa de receitas extras. “Temos que fazer muito com pouco, sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à população”, disse.

Outro ponto destacado pelo gerente são possíveis pendências junto ao Cadastro Geral de Convenentes (Cagec), que impossibilitam o município de estabelecer convênios com a administração pública estadual e receber recursos como, por exemplo, para compra de ônibus escolares ou pavimentação. O prefeito lembrou que esta é a primeira vez que servidores são chamados a construir juntos a peça orçamentária, de acordo com as necessidades de cada secretaria.

fotos: Denis Menezes